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Brasil

GOVERNO EFETUA LEILÃO PARA CONCESSÃO DE MAIS 15 AEROPORTOS

Governo Bolsonaro aumentou de 10 para 59 o número de aeroportos privatizados no país

Publicada em 19/08/2022 às 08:56h

Brasil de Fato


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GOVERNO EFETUA LEILÃO PARA CONCESSÃO DE MAIS 15 AEROPORTOS
Aeroporto de Congonhas será administrado por empresa estatal espanhola, única interessada no terminal  (Foto: foto reprodução)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) leiloou nesta quinta-feira (18), na Bolsa de Valores de São Paulo, a concessão de 15 aeroportos públicos. Dentre os aeroportos negociados está o de Congonhas, na capital paulista, um dos mais movimentados do país.

Os leilões foram realizados em blocos. Juntos, eles arrecadaram cerca de R$ 2,7 bilhões em outorgas pagas ao governo pelas empresas que administrarão os terminais pelos próximos 30 anos. Nesse período, as empresas deverão investir R$ 7,3 bilhões em melhorias nos terminais, de acordo com as regras de concessão.

Considerando o leilão desta quinta, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) já negociou a concessão de 49 aeroportos públicos do país em menos de quatro anos. Até Bolsonaro chegar à Presidência, o país tinha 10 aeroportos administrados pela iniciativa privada.

Agora, com 59 aeroportos concedidos, 91,6% dos passageiros de empresas aéreas que operam no Brasil transitarão por aeroportos privatizados.

 

PRIVATIZAÇÃO GENERALIZADA

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou após o leilão que o Brasil ruma para a privatização de todos os aeroportos uma vez administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo Sampaio, o governo pretende leiloar novamente a concessão do Aeroporto de Natal ainda neste ano. O aeroporto foi o primeiro do país a ser leiloado, em 2011, durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Em 2020, a empresa que o administrava decidiu devolvê-lo à União por falta de movimento no terminal.

Já para o ano que vem, a Anac prevê o leilão do Santos Dumont e do Galeão, no Rio de Janeiro. O Galeão também foi leiloado em 2014, pelo governo Dilma. Sua administradora desistiu do terminal neste ano.

Por contrato, as concessionárias têm direito a uma indenização pelos investimentos que realizaram nos aeroportos e que não irão recuperar justamente porque desistiram do negócio. O pagamento dessas indenizações deve ser realizado por quem arrematar os terminais, mas há risco do governo ter que arcar com parte dessa dívida.

Tribunal de Contas da União (TCU) já alertou o governo sobre esse risco. Recomendou, inclusive, que discussões sobre o orçamento federal levem em conta essa questão.

 

ESTRANGEIROS CRESCEM NO BRASIL

Boa parte dos aeroportos já concedidos pelo governo foram arrematados por empresas estrangeiras, inclusive estatais. A estatal espanhola Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea (Aena) venceu nesta quinta o leilão do bloco de 11 terminais, incluindo Congonhas.

Ela foi a única a apresentar proposta pelo bloco. Ofereceu R$ 2,45 bilhões pela concessão, 231% a mais do que o preço mínimo estipulado.

A empresa já administra aeroportos brasileiros no Nordeste. Recife, o maior sob sua gestão, foi considerado o segundo pior do país na última pesquisa nacional de satisfação do passageiro e desempenho aeroportuário, com dados do 4º trimestre de 2021. A nota obtida pelo aeroporto é pior do que a que ele tinha quando era administrado pela Infraero.

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, a Aena recebeu multas e sanções do governo por problemas em seus terminais. Mesmo assim, resolveu expandir seus negócios no Brasil.




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