noticias912 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

STF invalida normas estaduais sobre porte de armas para atiradores desportivos

Publicada em 01/10/2022 às 06:53h

Conjur


Compartilhe
Compartilhar a noticia STF invalida normas estaduais sobre porte de armas para atiradores desportivos  Compartilhar a noticia STF invalida normas estaduais sobre porte de armas para atiradores desportivos  Compartilhar a noticia STF invalida normas estaduais sobre porte de armas para atiradores desportivos

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

STF invalida normas estaduais sobre porte de armas para atiradores desportivos
 (Foto: foto reprodução )

O Supremo Tribunal Federal invalidou leis dos estados do Acre e do Amazonas que autorizavam o porte de armas de fogo a atiradores desportivos e davam prazo para que os governos estaduais regulamentassem a matéria. No caso do Acre, também foi invalidada norma com previsão semelhante em relação aos vigilantes de empresas de segurança privada.

As ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs), julgadas em sessão virtual, foram ajuizadas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra as leis estaduais que reconheciam o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte para os atiradores. Ele argumentou que, de acordo com a Constituição Federal, é da União a competência exclusiva para legislar sobre o tema.

Relatora das ADIs, a ministra Cármen Lúcia votou pela procedência dos pedidos. Ela observou que a jurisprudência do STF é clara no sentido de que compete à União estabelecer os requisitos para a concessão do porte de arma e os possíveis titulares desse direito. A finalidade é garantir a uniformidade da regulamentação do tema no território nacional.

Segundo a ministra, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) estabelece que as empresas de segurança privada e os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades demandem o uso de armas de fogo, terão direito ao porte. Contudo, é necessário preencher os requisitos previstos na lei, e apenas a União, por meio da Polícia Federal, pode fazer a autorização.

Assim, na ADI 7.188 foi declarada a inconstitucionalidade das Leis estaduais 3.941/2022 e 3.942/2022 do Acre. Já na ADI 7.189, foi invalidada a Lei 5.835/2022 do Amazonas. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

ADI 7.188
ADI 7.189




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158667
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!