noticias40 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Remédios contra malária enviados para indígenas foram desviados por garimpeiros, diz Fiocruz

Medicações deveriam ter sido usadas pelo povo Yanomami

Publicada em 01/02/2023 às 08:34h

Brasil de Fato


Compartilhe
Compartilhar a noticia Remédios contra malária enviados para indígenas foram desviados por garimpeiros, diz Fiocruz  Compartilhar a noticia Remédios contra malária enviados para indígenas foram desviados por garimpeiros, diz Fiocruz  Compartilhar a noticia Remédios contra malária enviados para indígenas foram desviados por garimpeiros, diz Fiocruz

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Remédios contra malária enviados para indígenas foram desviados por garimpeiros, diz Fiocruz

Remédios contra a malária que deveriam estar sendo usados no povo Yanomami estariam sendo desviados para garimpeiros que atuam ilegalmente no território indígena. A denúncia foi feita ao Ministério da Saúde (MS) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e confirmada nesta segunda-feira (30) à imprensa.

“No dia 18 de janeiro, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) enviou um ofício à Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos, da Secretaria de Ciências, Tecnologias e Insumos Estratégicos (MS), para notificar o órgão a respeito de informações sobre a comercialização ilegal de um lote de medicamento (artesunato + mefloquina) produzido pelo instituto para o tratamento de malária. O medicamento em questão estaria sendo vendido por garimpeiro em localidade próxima ao território indígena yanomami”, informou a Fiocruz em nota.

Segundo a fundação, o lote foi integralmente entregue ao Centro de Distribuição e Logística do MS, e a notificação por meio de ofício ocorreu como parte do protocolo interno, a fim de que o órgão esteja ciente e possa tomar as medidas que julgar cabíveis frente às informações compartilhadas.

As informações foram obtidas pela Fiocruz a partir denúncia. Questionado, o Ministério da Saúde informou que irá investigar junto aos órgãos competentes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157516
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!