noticias203 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Coordenador da Federação Única dos Petroleiros defende tributar exportação de óleo cru

Petrolíferas estrangeiras que atuam no Brasil entraram na justiça contra a MP que prevê a tributação do produto

Publicada em 15/03/2023 às 08:38h

Brasil de Fato


Compartilhe
Compartilhar a noticia Coordenador da Federação Única dos Petroleiros defende tributar exportação de óleo cru  Compartilhar a noticia Coordenador da Federação Única dos Petroleiros defende tributar exportação de óleo cru  Compartilhar a noticia Coordenador da Federação Única dos Petroleiros defende tributar exportação de óleo cru

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Coordenador da Federação Única dos Petroleiros defende tributar exportação de óleo cru

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, se posicionou a favor da Medida Provisória que prevê a tributação da exportação do petróleo cru.

Ele acredita que a taxação do produto poderá minimizar os impactos dos reajustes dos derivados sobre a população mais pobre e fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva em torno do petróleo.

"Grandes países produtores de petróleo têm politicas de Estado que visam tributar a exportação de óleo cru com dois objetivos: gerar receita para estabilizar os preços e gerar desenvolvimento de uma cadeia produtiva ou da própria indústria nacional, relacionada ao refino", afirmou.

A declaração foi dada ao programa Central do Brasil, nesta terça-feira (14). Para Deyvid Bacelar, a decisão do governo brasileiro de tributar o óleo cru é acertada e pode gerar bons resultados para o país.

"A FUP já defende isso há um bom tempo. Nós defendemos  a proposta de criação de um fundo de estabilização, com recursos da tributação do óleo cru. Não só para estabilizar preços, mas também para ter essa riqueza ajudando o refino aqui no Brasil", explicou.

Em fevereiro, o governo federal decidiu retomar parcialmente a cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol. Para não repassar completamente ao consumidor o aumento da taxação nos combustíveis, decidiu também tributar a exportação do óleo cru.

Petrolíferas estrangeiras com atuação no Brasil e os partidos Novo e PL questionaram no Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade da cobrança. As empresas reclamaram da falta de diálogo e citaram, por exemplo, possíveis efeitos financeiros a partir desta taxação.

Deyvid Bacelar, por usa vez, afirma que o objetivo é apenas maximizar os lucros. "Essas empresas tiveram lucro recorde em 2022 em relação a 2021, de um ano para outro, só por causa da oscilação do preço. Quando falam que vão reduzir os investimentos por causa da tributação, querem garantir seus altíssimos lucros. O que nós precisamos é ter autossuficiência no refino aqui no país", concluiu.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157271
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!