noticias617 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Projeto prevê catracas inteligentes nos estádios de futebol

Proposto pelo Ministério da Justiça, projeto Estádio Seguro prevê instalação de catracas 'inteligentes', individualização de ingressos e cadastro com pessoas impedidas de acessar arenas.

Publicada em 28/06/2023 às 14:00h

G1 Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto prevê catracas inteligentes nos estádios de futebol  Compartilhar a noticia Projeto prevê catracas inteligentes nos estádios de futebol  Compartilhar a noticia Projeto prevê catracas inteligentes nos estádios de futebol

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Projeto prevê catracas inteligentes nos estádios de futebol
Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, do Santos (SP) ? Foto: Arquivo/Prefeitura de Santos  (Foto: foto reprodução)

O Ministério da Justiça e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devem assinar, na próxima semana, um acordo com o objetivo de levar segurança aos estádios por meio do aumento do monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores.

O projeto foi batizado de "Estádio Seguro". A participação dos clubes não é obrigatória. Aqueles que aderirem, porém, terão que adotar uma série de medidas que vai afetar desde a venda dos ingressos até a entrada nos estádios.

 

Entre as medidas previstas estão:

-os ingressos serão individualizados, ou seja, ficarão vinculados a um CPF. Mesmo aqueles entregues gratuitamente pelos clubes;

-uma foto do rosto de quem compra ou ganha o ingresso terá que ser registrada;

-as informações desses torcedores e dos ingressos serão enviadas ao Ministério da Justiça. Isso inclui desde a foto e o CPF de quem comprou até o portão e a catraca usados para a entrada. O telefone celular de cada torcedor também será informado ao ministério;

-os estádios deverão contar com catracas inteligentes, que vão verificar a validade do CPF registrado nos ingressos;

-o acordo prevê, ainda, ações de combate ao racismo e à homofobia durante os jogos;

-a criação de uma base nacional de torcedores impedidos de acesso aos estádios.

 

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, esse sistema vai permitir identificar, na entrada dos jogos, pessoas com mandados de prisão em aberto e torcedores envolvidos em confusões e que estão impedidos de entrar nos estádios.

Além disso, o sistema será usado para combater a ação de cambistas: torcedores com ingressos com CPFs inválidos não poderão entrar. CPFs inválidos são aqueles de pessoas mortas, por exemplo, que são usados por cambistas para a compra de ingressos que depois são revendidos.

O acordo prevê que essas medidas entrem em vigor até um ano após a adesão dos clubes. Os torcedores terão que ser informados sobre esse compartilhamento de dados entre clubes e o Ministério da Justiça.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 156863
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!