noticias813 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Soja, carne, café e suco de laranja são os produtos em que o Brasil é líder em exportação no mundo

País deve se tornar o principal fornecedor de milho em 2023, ultrapassando os EUA, e o maior vendedor de farelo de soja, superando a Argentina.

Publicada em 09/08/2023 às 13:55h

G1 Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Soja, carne, café e suco de laranja são os produtos em que o Brasil é líder em exportação no mundo  Compartilhar a noticia Soja, carne, café e suco de laranja são os produtos em que o Brasil é líder em exportação no mundo  Compartilhar a noticia Soja, carne, café e suco de laranja são os produtos em que o Brasil é líder em exportação no mundo

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Soja, carne, café e suco de laranja são os produtos em que o Brasil é líder em exportação no mundo
Faturamento da soja, carne bovina, açúcar, carne de frango, café, celulose e suco de laranja. ? Foto: Arte/g1  (Foto: foto reprodução)

Soja, carne bovina, açúcar, carne de frango, café, celulose e suco de laranja. Esses são os sete produtos em que o Brasil é líder em exportação no mundo.

Em 2022, a venda dessas mercadorias a outros países chegou a render US$ 98 bilhões aos produtores rurais, valor que, em reais, representa mais de R$ 460 bilhões, mostram dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Em 2023, o Brasil deve se tornar ainda o principal exportador de farelo de soja, ultrapassando a Argentina, e o maior fornecedor de milho, superando os Estados Unidos, segundo projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Área de plantio de arroz e feijão encolheu mais de 30% em 16 anos

Recordes no agronegócio e aumento da fome: como isso pode acontecer ao mesmo tempo?

 

Por que Brasil ganha liderança?

A esperada liderança do Brasil nas vendas de farelo de soja este ano é explicada por uma redução da produção da Argentina, que teve as suas lavouras prejudicadas por uma grande seca na região.

O Brasil foi o último maior fornecedor mundial de farelo de soja há mais de 20 anos, na safra 1997/98, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).

No caso do milho, o Brasil colheu uma boa quantidade do grão na safra passada, o que fez o país entrar em 2023 com um grande excedente de produção.

Ao passo que, nos Estados Unidos, condições climáticas desfavoráveis e aumento de custos provocaram uma diminuição na colheita. Além disso, houve uma alta na demanda interna.

Caso a previsão se concretize, seria a primeira vez que o Brasil se tornaria o principal exportador global de milho, segundo a série história da USDA.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157478
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!