noticias898 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

IPCA sobe 0,24% em outubro, com nova alta de preços das passagens aéreas

País passa a ter uma inflação acumulada de 4,82% na janela de 12 meses. Gasolina cai, mas alimentos voltam a subir depois de quatro meses de quedas.

Publicada em 10/11/2023 às 14:55h

G1 Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia IPCA sobe 0,24% em outubro, com nova alta de preços das passagens aéreas  Compartilhar a noticia IPCA sobe 0,24% em outubro, com nova alta de preços das passagens aéreas  Compartilhar a noticia IPCA sobe 0,24% em outubro, com nova alta de preços das passagens aéreas

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

IPCA sobe 0,24% em outubro, com nova alta de preços das passagens aéreas
Vista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (SP). ? Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO  (Foto: foto reprodução)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,24% em outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste mês, o maior impacto veio dos preços de passagens aéreas, que acumularam alta de 23,7% contra o setembro. Ainda assim, o índice geral teve leve desaceleração em relação ao mês anterior, quando havia fechado com alta de 0,26%. Em outubro de 2022, o IPCA fechou em alta de 0,59%.

Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 4,82% na janela de 12 meses. No ano, acumula alta de 3,75%.

O resultado veio abaixo das expectativas do mercado financeiro, que esperava alta de 0,29% no mês. Em 12 meses, o indicador permanece fora do intervalo das metas de inflação perseguidas pelo Banco Central. A meta é de 3,25%, com tolerância entre 1,75% e 4,75%.

Dos nove grupos que compõem o IPCA, oito tiveram alta no mês. O principal destaque negativo é a alta nos preços de Alimentação e bebidas, revertendo quatro quedas seguidas do grupo. A Alimentação no domicílio, que mede os preços de produtos básicos e in natura, voltou a ter alta no mês passado, de 0,27%.

Por outro lado, houve alívio no grupo Transportes. Houve a alta puxada pelas passagens aéreas, mas os combustíveis tiveram queda no mês, de 1,39%.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158671
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!