noticias263 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Aumento no ICMS: os planos do governo e de empresários para influenciar a votação na Assembleia

Projeto de lei encaminhado por Eduardo Leite eleva alíquota de 17% para 19,5% a partir de 2024

Publicada em 02/12/2023 às 08:27h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aumento no ICMS: os planos do governo e de empresários para influenciar a votação na Assembleia  Compartilhar a noticia Aumento no ICMS: os planos do governo e de empresários para influenciar a votação na Assembleia  Compartilhar a noticia Aumento no ICMS: os planos do governo e de empresários para influenciar a votação na Assembleia

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Anunciada às vésperas do final do ano, a proposta do governador Eduardo Leite de elevar de 17% para 19,5% a alíquota do ICMS, principal imposto estadual, pegou de surpresa deputados aliados, empresários e a sociedade em geral.

Como consequência, provocou uma reação rápida e organizada. Federações que representam os principais segmentos do setor produtivo (indústria, comércio, serviços e agronegócio) anunciaram de imediato sua contrariedade à medida, alegando que será prejudicial à economia gaúcha.

Além de compensar a redução abrupta no ICMS imposta em 2022, por decisão do governo Jair Bolsonaro e do Congresso, que derrubou a alíquota do combustível, energia e comunicações, a medida também é apontada como necessária para evitar perdas futuras com a reforma tributária federal.  Pela regra de transição prevista no texto (que ainda pode ser modificada), o Rio Grande do Sul perderia arrecadação ao longo das próximas décadas se mantiver o ICMS no patamar atual.

Deputados estaduais irão a Brasília para tentar convencer relator a ajustar reforma tributáriaDeputados estaduais irão a Brasília para tentar convencer relator a ajustar reforma tributária

Governo e empresários têm confrontado argumentos a respeito do tema e, nos próximos 18 dias, centrarão foco no convencimento dos deputados estaduais, responsáveis por decidir o destino da proposta no dia 19 de dezembro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157521
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!