noticias308 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da Covid-19

Doença matou 710 mil brasileiros, segundo Ministério da Saúde

Publicada em 11/03/2024 às 15:07h

Correio do Povo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da Covid-19  Compartilhar a noticia Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da Covid-19  Compartilhar a noticia Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da Covid-19

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da Covid-19
Ministério da Saúde anuncia a criação de um memorial às vítimas da doença que matou 710 mil brasileiros | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil  (Foto: Foto reprodução)

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificava o cenário de Covid-19 no mundo como uma pandemia. Quatro anos depois, nesta segunda-feira (11), o Ministério da Saúde anuncia a criação de um memorial às vítimas da doença que matou 710 mil brasileiros. O local escolhido, de acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, é o Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

“Ao falarmos de um memorial e de uma política de memória, porque é isso que estamos propondo, não circunscrevemos a pandemia de Covid-19 ao passado. Como todas as reflexões sobre memória, sabemos do componente presente, político, das ações de memória. E, ao mesmo tempo, lembramos que, a despeito de termos superado a emergência sanitária, nós não superamos a Covid-19 como problema de saúde pública.”

Ao participar da abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19, a ministra lembrou que a OMS discute atualmente a criação de um instrumento para o enfrentamento de emergências e pandemias que não permita que cenários como o registrado em junho de 2021 se repitam.

Neste período, a vacina contra a Covid-19 já havia sido registrada e era amplamente comercializada, mas apenas 10% dos países tinham acesso. “Não pelo negacionismo, como vivemos no Brasil, mas pela desigualdade na distribuição e produção de vacinas e outros insumos.”

“Ao mesmo tempo, tem que fazer parte desse aprendizado o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Porque só um sistema de saúde potente e resiliente pode fazer frente a possíveis e futuras pandemias que o mundo todo discute”, disse.

“Ao falarmos do memorial, falamos da importante relação entre memória e história. Não circunscrevemos ao passado, mas pensamos também em que projeto nós queremos para a saúde, para o Brasil, para a democracia e para o mundo.”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157480
Usuários Online: 11
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!