noticias556 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Como a criação de uma unidade especial na Polícia Civil reduziu em 43% o roubo de cargas no RS

Combinação de rápida comunicação dos casos às autoridades com a atuação de um grupo específico para combater esse tipo de crime ajudou diminuir as estatísticas

Publicada em 17/04/2024 às 14:04h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Como a criação de uma unidade especial na Polícia Civil reduziu em 43% o roubo de cargas no RS  Compartilhar a noticia Como a criação de uma unidade especial na Polícia Civil reduziu em 43% o roubo de cargas no RS  Compartilhar a noticia Como a criação de uma unidade especial na Polícia Civil reduziu em 43% o roubo de cargas no RS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Como a criação de uma unidade especial na Polícia Civil reduziu em 43% o roubo de cargas no RS
Agentes interceptaram veículo e suspeitos em uma estrada no interior de Portão numa ação em agosto de 2023. Polícia Civil / Divulgação  (Foto: foto reprodução)

Com a criação de uma nova estratégia no ano passado, a Polícia Civil acredita ter encontrado uma eficiente receita para o enfrentamento ao roubo de cargas no Rio Grande do Sul. A fórmula, de acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), consiste no somatório de rápida comunicação das vítimas à pronta resposta das autoridades. O resultado foi a queda 43,14% com relação a 2022.

— Treinamos uma unidade especial, que fica de prontidão 24 horas por dia, aos sete dias da semana, para entrar em ação imediatamente após a comunicação de um assalto. Este grupo está posicionado estrategicamente, equipado e treinado para enfrentar grupos armados, interceptar criminosos em deslocamento, recuperar cargas e veículos — define a diretora do Deic, delegada Vanessa Pitrez.

A delegada explica que canais de comunicação foram estabelecidos com as transportadoras para que os alertas sobre crimes cheguem com mais brevidade. Ferramentas tecnológicas têm sido aprimoradas, com base em geolocalização e mapeamento de ocorrências, para aplicação de análises pelo setor de inteligência do departamento.

— A investigação está cada vez mais qualificada, com uso de recursos digitais e análise de  dados — pontua a delegada Vanessa.

Por questão de preservação da efetividade da estratégia, cujo funcionamento teve início em fevereiro de 2023, a diretora do Deic não revela quantos agentes compõem o grupo tático, nem divulga onde são as bases de prontidão da força especial.

— Trabalhamos sob a ótica de que o emprego da nova estratégia tem resultado na queda de ocorrências, na desarticulação de quadrilhas, com prisões, apreensões de armas e recuperação de produtos roubados — define.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 153439
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!