noticias343 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Com menor demanda da China e dos EUA e crise na Argentina, exportações do RS atingem menor nível em três anos

Soma das vendas externas no Estado diminuiu 17,21% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado

Publicada em 22/04/2024 às 14:52h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com menor demanda da China e dos EUA e crise na Argentina, exportações do RS atingem menor nível em três anos  Compartilhar a noticia Com menor demanda da China e dos EUA e crise na Argentina, exportações do RS atingem menor nível em três anos  Compartilhar a noticia Com menor demanda da China e dos EUA e crise na Argentina, exportações do RS atingem menor nível em três anos

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

As exportações do Rio Grande do Sul apresentaram queda na arrancada de 2024. O total de vendas para outros países caiu 17,21% no Estado no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, anotou o primeiro tombo nas saídas para o comércio externo nos últimos anos nesse recorte de tempo. 

Especialistas apontam que a retração ocorre na esteira da desaceleração da economia da China, crise na Argentina e menor demanda dos Estados Unidos, parceiro comercial que vinha se mostrando importante em um passado recente. Para os próximos meses, projetam baixo otimismo para retomada diante de ruídos no âmbito internacional e incertezas fiscais no país.

No acumulado de janeiro a março deste ano, as exportações do Rio Grande do Sul somaram US$ 4,207 bilhões – US$ 875? milhões a menos do que o montante observado no mesmo período de 2023. Essa é a primeira queda nas vendas externas do Estado em um primeiro trimestre desde 2020 (veja no gráfico).

A coordenadora da graduação em Ciências Econômicas da Unisinos, Camila Flores Orth, afirma que a crise na Argentina é um dos elementos que ajudam a explicar o recuo nas exportações do Estado neste início de ano. O país vizinho sofre com a mudança de governo e aguardo dos efeitos das primeiras medidas econômicas da nova gestão.

— Argentina é um dos nossos grandes parceiros, principalmente em produtos industriais, e a gente teve uma queda de 20% no período, que é um recuo significativo — explica Camila.

No comércio com a Argentina, as principais quedas ocorrem no âmbito de produtos ligados à cadeia automotiva, como peças e carrocerias, e de máquinas agrícolas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 154007
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!