noticias109 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Com pesquisa sobre a própria mãe, estudante será primeira indígena a se tornar doutora pela UFRGS

Susana Kaingáng vai defender a tese sobre educação escolar indígena a partir da voz, trajetória e liderança da própria mãe. Mãe e filha são fundadoras do Instituto Kaingáng (INKA), na terra indígena Serrinha, em Ronda Alta.

Publicada em 27/06/2023 às 14:17h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com pesquisa sobre a própria mãe, estudante será primeira indígena a se tornar doutora pela UFRGS  Compartilhar a noticia Com pesquisa sobre a própria mãe, estudante será primeira indígena a se tornar doutora pela UFRGS  Compartilhar a noticia Com pesquisa sobre a própria mãe, estudante será primeira indígena a se tornar doutora pela UFRGS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Com pesquisa sobre a própria mãe, estudante será primeira indígena a se tornar doutora pela UFRGS
Susana, à esquerda, e a mãe Andila Kaingáng, que é o tema do estudo da doutoranda ? Foto: Divulgação/UFRGS  (Foto: foto reprodução)

Susana Kaingáng será a primeira indígena a se tornar doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A doutoranda do programa de pós-graduação em educação defenderá a tese "Tra(n)çando caminhos: a história de vida de Andila Kaingáng", nesta sexta-feira (30). O estudo aborda a educação escolar indígena a partir da voz, trajetória e liderança de Andila Kaingáng, mãe de Susana.

A ativista e educadora Andila Kaingáng é conhecida no movimento indígena por sua luta em prol da educação escolar desde seus 17 anos. Ela integrou a primeira turma de Professores Bilíngues no Brasil e cursou Licenciatura no 3º Grau Indígena da UNEMAT. Além disso, também é servidora aposentada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

Natural da terra indígena de Carreteiro, em Água Santa, na Região Norte do estado, Susana é graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A pesquisa de doutorado, desenvolvida desde 2018, surgiu da necessidade de continuar os estudos na área de educação escolar indígena. A doutoranda comenta que, ao ingressar na UFRGS, por meio das ações afirmativas, teve contato com disciplinas que abordavam o feminismo, mas pouco sobre o universo da mulher indígena.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157125
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!