noticias672 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Centrais sindicais realizam ato pela redução dos juros nesta terça (1º) em Porto Alegre

Manifestação acontecerá em frente à sede do Banco Central, no Centro Histórico da capital gaúcha

Publicada em 31/07/2023 às 20:57h

Brasil de Fato/RS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Centrais sindicais realizam ato pela redução dos juros nesta terça (1º) em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Centrais sindicais realizam ato pela redução dos juros nesta terça (1º) em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Centrais sindicais realizam ato pela redução dos juros nesta terça (1º) em Porto Alegre

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Centrais sindicais realizam ato pela redução dos juros nesta terça (1º) em Porto Alegre
 (Foto: foto reprodução)

A CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos comprometidos com a luta contra os juros altos promovem nesta terça-feira (1º), às 11h, um novo ato pela queda da taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano, a mais alta do mundo.

A manifestação, que integra a Campanha Nacional pela Redução dos Juros, será realizada em frente à sede do Banco Central, na Rua 7 de Setembro, 586, no Centro Histórico de Porto Alegre. Primeiro ato aconteceu no último dia 20 de julho

O protesto também exigirá a saída imediata do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, nomeado pelo ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) e com mandato até 31 de dezembro de 2024. O ato ocorrerá no primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária do BC, que anunciará no dia seguinte a taxa de juros para o próximo período.

Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, é hora de reconstruir o país ouvindo a voz dos trabalhadores e das trabalhadoras. “É imprescindível baixar os juros em defesa do Brasil, a fim de aquecer a economia e melhorar a vida da classe trabalhadora”, afirma o dirigente reiterando a necessidade da saída de Campos Neto. “O BC não pode ser independente das políticas do governo eleito pelo voto e ficar sob controle do sistema financeiro, que é quem enriquece ainda mais com os juros altos”, ressalta. Na avaliação de Cenci, a chamada autonomia e independência do BC coloca em risco o projeto nacional de nação.

Após o ato, os dirigentes sindicais se deslocarão até o plenarinho da Assembleia Legislativa, onde será realizada ao meio-dia uma plenária unificada, organizada por sindicatos e as bancadas do PT, PSOL e PCdoB, em defesa da Corsan pública.

“Vamos reforçar a luta contra a privatização e pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escandaloso e sigiloso processo de venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)”, destaca Cenci.

Para a instalação de uma CPI são necessárias 19 assinaturas de deputados e deputadas. Até agora somente aderiram os deputadas e as deputadas do PT, PSOL e PCdoB.

* Com informações da CUT-RS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 156916
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!