noticias550 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Eclipse anular solar do dia 14 de outubro vai ser visto em todo o Nordeste

Fenômeno cósmico ocorrerá durante a tarde

Publicada em 09/10/2023 às 14:20h

Agência Tatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eclipse anular solar do dia 14 de outubro vai ser visto em todo o Nordeste  Compartilhar a noticia Eclipse anular solar do dia 14 de outubro vai ser visto em todo o Nordeste  Compartilhar a noticia Eclipse anular solar do dia 14 de outubro vai ser visto em todo o Nordeste

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Eclipse anular solar do dia 14 de outubro vai ser visto em todo o Nordeste
9 de outubro de 2023 em 09:00 | Última atualização há uma hora  (Foto: foto reprodução)

No próximo sábado (14), acontecerá o fenômeno cósmico do eclipse anular solar, que, diferente da sua última ocorrência em junho de 2021, será visível no Brasil. Alguns estados, principalmente os do Nordeste, terão maior parte da cobertura do sol visível, especialmente na Paraíba e Rio Grande do Norte.

O eclipse anular solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas não cobre completamente o disco solar. Em vez disso, se forma um anel de fogo ao redor da Lua, deixando apenas uma pequena parte do Sol visível. Esse fenômeno é resultado da órbita elíptica da Lua, ou seja, o movimento levemente oval, que faz com que ela esteja mais distante da Terra em alguns pontos de sua trajetória.

A Agência Tatu organizou os horários de início, máxima e fim do eclipse, mesmo sendo parcial ou total utilizando o mapa interativo do site Time and Date. O próximo eclipse só ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas esse será o com melhor visibilidade do Nordeste pelas próximas décadas.

No Brasil, o fenômeno será visível durante a tarde, com as capitais Natal, no Rio Grande do Norte, e João Pessoa, na Paraíba, sendo as únicas cidades no caminho da anularidade, enquanto as demais cidades terão vista parcial do eclipse com cobertura do sol indo de 71% em Salvador a 87% em Teresina. Outras regiões terão uma visão parcial do eclipse e uma cobertura menor da lua pelo sol.

“Os eclipses solares ocorrem numa definida pelo deslocamento da sombra da Lua sobre a superfície da Terra. Somente as localidades em que a sombra passar, verão o eclipse em sua totalidade. As regiões próximas a essa faixa descrita pela sombra da Lua, terão um eclipse parcial”, explicou o professor-coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima da Secretaria de Educação de Alagoas, Adriano Aubert.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158429
Usuários Online: 35
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!