noticias573 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Produção de comida gera 1,8 bilhão de toneladas de gases poluentes no Brasil

Dados do Observatório do Clima mostram que produção e distribuição de alimentos foram responsáveis por 73,7% das emissões em 2021. A maior parte é gerada pela produção de carne, devido a emissão de metano por parte dos animais e desmatamento para pas

Publicada em 24/10/2023 às 16:33h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Produção de comida gera 1,8 bilhão de toneladas de gases poluentes no Brasil  Compartilhar a noticia Produção de comida gera 1,8 bilhão de toneladas de gases poluentes no Brasil  Compartilhar a noticia Produção de comida gera 1,8 bilhão de toneladas de gases poluentes no Brasil

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Produção de comida gera 1,8 bilhão de toneladas de gases poluentes no Brasil
Arroto do boi produz gás metano, aponta estudo ? Foto: Bruno Carvalho/ acervo pessoal  (Foto: foto reprodução)

As cadeias de produção e distribuição de alimentos foram responsáveis, em 2021, por 1,8 bilhão de toneladas de gases do efeito estufa do país, ou 73,7% de tudo que o Brasil emitiu naquele ano, sendo a maior parte vindo não da produção de alimentos em si, mas do desmatamento para conversão de vegetação nativa em lavouras e pastos.

Os dados, fruto de um estudo inédito patrocinado pela rede de organizações Observatório do Clima, contabilizam o desmatamento e a mudança no uso da terra, as emissões da agropecuária, como o arroto do boi, que produz metano, o uso de energia, a produção de resíduos nos processos agrícolas e industriais.

Nessa conta, a produção de carne no país carrega o peso maior das emissões. Não pela produção de metano por parte dos animais, mas porque é na pecuária que acontece a maior parte do desmatamento para conversão em pastagens.

Do 1,8 bilhão de toneladas de gases emitidas em 2021 pelo sistema de produção de alimentos, 77,6% vem da produção de carne. Dessas, 70,6% da mudança no uso da terra ou seja, desmatamento. Outros 29,2% vem da produção em si. Os outros 0,2% vem do uso de energia e produção de resíduos.

O estudo mostra, por exemplo, que o investimento em recuperação e manejo de solo, com propostas que capturam carbono, já faz o país ter uma captura de carbono de 200 milhões de toneladas de CO2 por ano. Com ainda 96 milhões de hectares de terras degradadas que emitem carbono o país tem um imenso potencial de multiplicar essa captura.

Este ano, o governo brasileiro incorporou ao Plano Safra, de financiamento para a agropecuária, medidas de benefícios para produtores que incorporarem medidas de produção mais verde ou ambientalmente corretas. Quanto mais medidas o produtor adotar, mais recursos com juros menores ele terá direito.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 154418
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!