noticias735 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Quedas do Salto do Yucumã desaparecem após mês de chuva intensa no RS

Chuva na região foi acima da média no mês. Salto do Yucumã é uma das maiores quedas d?água em extensão do mundo.

Publicada em 09/11/2023 às 15:38h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Quedas do Salto do Yucumã desaparecem após mês de chuva intensa no RS  Compartilhar a noticia Quedas do Salto do Yucumã desaparecem após mês de chuva intensa no RS  Compartilhar a noticia Quedas do Salto do Yucumã desaparecem após mês de chuva intensa no RS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Quedas do Salto do Yucumã desaparecem após mês de chuva intensa no RS
Salto do Yucumã, região conhecida por quedas d\'água, ficou submersa após mês de chuva intensa ? Foto: Dante Meller/Macuco Yucumã  (Foto: foto reprodução)

de um dos pontos turísticos naturais do estado: no Parque Estadual do Turvo, as quedas d'água do Salto do Yucumã desapareceram após o nível da água subir a ponto de tomar conta do local. 

Localizado na maior reserva florestal do Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, o Salto do Yucumã é uma das maiores quedas d’água em extensão do mundo, com 1,8 mil metros de comprimento. O parque ocupa uma área de 17,5 mil hectares, na fronteira do Brasil com a Argentina e é a primeira unidade de conservação instituída por lei no estado, em 1947.

Segundo a Climatempo Meteorologia, em outubro choveu 672.4mm em Frederico Westphalen, na Região Noroeste do RS, cidade com estação meteorológica mais próxima a Derrubadas. Ou seja, três vezes mais do que a média histórica do mês na cidade, que é de 224mm.

"Estamos vivendo uma situação de chuva intensificada no RS. Na faixa noroeste do estado, algumas regiões tiveram mais do que o triplo da média de chuva. Isso é causado pelo El Niño, que tem como característica elevar as chuvas do RS", explica o meteorologista Guilherme Alves, da Climatempo Meteorologia.

De acordo com Rafael Schenkel, gestor do Parque Estadual do Turvo, a situação não é incomum e costuma acontecer em períodos de muita chuva. Em dias como esse, no entanto, a visitação ao local fica restrita.

"É cíclico. Quando altera o regime normal de chuva, isso acontece. Acaba inviabilizando a visitação do Slato, nosso principal ponto turístico, porque o rio sobe muito e não temos passarelas. A visitação ao parque segue aberta, mas não tem como chegar perto da queda d'água, é bem complicado. Mas não tem nenhum risco ou perigo", conta.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 154449
Usuários Online: 11
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!