noticias450 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Inteligência artificial começa a ser testada pela Justiça do RS

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul inicia, nesta quinta-feira (30), período de avaliações do uso de software de inteligência artificial generativa integrado ao Sistema de Peticionamento Eletrônico. Com a ferramenta, é esperado um aumento na pre

Publicada em 30/11/2023 às 13:26h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Inteligência artificial começa a ser testada pela Justiça do RS  Compartilhar a noticia Inteligência artificial começa a ser testada pela Justiça do RS  Compartilhar a noticia Inteligência artificial começa a ser testada pela Justiça do RS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Inteligência artificial começa a ser testada pela Justiça do RS
Tribunal de Justiça do RS ? Foto: Reprodução/RBS TV  (Foto: foto reprodução)

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul inicia, nesta quinta-feira (30), a fase experimental de uma ferramenta de inteligência artificial generativa, idealizada para ajudar juízes a analisar autos de processos, sugerindo uma redação automática de relatórios para aproveitamento nas sentenças e decisões proferidas.

A tecnologia está integrada ao Sistema de Peticionamento Eletrônico (Eproc) do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), usado para incluir documentos, iniciar e consultar processos judiciais.

De acordo com informações da Justiça Estadual, também é esperado do sistema "a correção gramatical de excelência, o que facilita a revisão de minutas", destaca o TJRS.

Pensado conjuntamente pela Corregedoria-Geral da Justiça e pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRS, o projeto usa inteligência artificial generativa, com capacidade de gerar dados originais e ser aprimorada a partir de uso contínuo, e prevê aumentar a precisão e a velocidade das tramitações de processos.

O foco está em ações como "tramitação ágil, resumos e transcrições de documentos e distribuição das ações".

Conforme o relatório apresentado na última quarta-feira (29), o Eproc utilizado pelo Judiciário gaúcho passará também a funcionar em nuvem. Ele foi aprovado nos testes que analisaram a viabilidade técnica desta infraestrutura e sua performance. A avaliação foi realizada por 28 profissionais ligados à área da inovação tecnológica, sendo 18 ligados ao TJRS e 10 vinculados à empresa Amazon Web Services, que participaram do processo avaliativo de maneira voluntária.

“Estamos muito felizes com este resultado da prova de conceito demostrando que o Eproc está pronto para atuar em nuvem”, afirmou o desembargador Alberto Delgado Neto, do TJRS.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158482
Usuários Online: 38
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!