noticias358 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Desmoronamento em Gramado foi causado por movimento de massa, diz prefeitura

Fenômeno acontece, principalmente, quando chove muito e a água fica acumulada no solo. Não há previsão de liberação para a volta das famílias que moram nas áreas classificadas pelo relatório como de risco elevado.

Publicada em 30/11/2023 às 13:33h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Desmoronamento em Gramado foi causado por movimento de massa, diz prefeitura  Compartilhar a noticia Desmoronamento em Gramado foi causado por movimento de massa, diz prefeitura  Compartilhar a noticia Desmoronamento em Gramado foi causado por movimento de massa, diz prefeitura

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Desmoronamento em Gramado foi causado por movimento de massa, diz prefeitura
Arte pela RBS na semana do desabamento de prédio ? Foto: Reprodução/RBS TV  (Foto: foto reprodução)

O relatório técnico sobre as áreas interditadas e com risco de desmoronamento em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, foi concluído na noite de terça-feira (28) e divulgado nesta quarta (29). De acordo com a prefeitura, o documento, assinado por uma empresa de engenharia e geotecnia, confirmou que movimentos de massa, ocasionados pelas fortes chuvas dos últimos meses, causaram a queda de um prédio com cinco pavimentos na semana passada.

O relatório dividiu o bairro Três Pinheiros, onde o prédio desabou, em três áreas: locais de baixo risco, locais de risco moderado e locais de risco elevado de danos. 

Nas áreas consideradas de risco moderado, os moradores poderão voltar após a realização de ações da prefeitura para estabilização do local. As obras previstas incluem a colocação de um talude no muro de contenção junto a Perimetral, drenagem e remoção de árvores de grande porte e instalação de pontos de monitoramento com dois pluviômetros.

O Executivo informou que o início dos trabalhos está previsto para a quinta-feira (30), sem interrupção nos finais de semana.

Não há previsão de liberação para a volta das famílias que moram nas áreas classificadas como de risco elevado.

Segundo o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, há outros locais de risco, como o Loteamento Orlandi, o bairro Piratini e regiões do interior. As áreas também estão sendo monitoradas, conforme o político.

No bairro Piratini, moradores relataram a presença de rachaduras em residências, tremores de terrenos e movimentação do solo após uso frequente de explosivos para detonar pedras em obra para abertura de uma via na região. Na sexta-feira (24), a prefeitura informou que suspendeu as obras de forma preventiva.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158463
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!