noticias619 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Após falas transfóbicas, vereador tem mandato suspenso no RS

Relatório da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi votado na terça-feira (5). Ouvidoria da Câmara de Vereadores recebeu sete denúncias contra o parlamentar por episódios preconceituosos que teriam sido protagonizados por Ado Machado (MDB).

Publicada em 07/12/2023 às 13:46h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Após falas transfóbicas, vereador tem mandato suspenso no RS  Compartilhar a noticia Após falas transfóbicas, vereador tem mandato suspenso no RS  Compartilhar a noticia Após falas transfóbicas, vereador tem mandato suspenso no RS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Após falas transfóbicas, vereador tem mandato suspenso no RS
Vereador teve mandato suspenso após falas transfóbica em plenário no RS ? Foto: Câmara de Vereadores de Sapiranga/Reprodução  (Foto: foto reprodução)

A Câmara de Vereadores de Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre, decidiu suspender o mandato do vereador Ado Machado (MDB) por 15 dias após falas transfóbicas no plenário da casa.

A decisão foi tomada na sessão de terça-feira (5). "Só me torno um transfóbico, um homofóbico, se eu querer (sic) matar os trans pela opção", disse. A sessão era transmitida pela internet. Assista ao trecho acima.

De acordo com o Legislativo Municipal, sete denúncias chegaram à ouvidoria, o que fez com que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar investigasse. Uma delas é de setembro, e dava conta da prática de crimes de transfobia e discurso de ódio.

Na sessão de terça, foi lido o relatório final da comissão, que sugeria a responsabilização do vereador. Seus colegas concordaram com a punição, o que resultou na suspensão do mandato.

Durante seu discurso na sessão, Machado disse que "ninguém se torna um transfóbico ou um homofóbico se não concordar com alguma coisa", mas somente se quiser “matar os trans pela opção”.

"Não precisa ter muito estudo para nós (sic) discernir o que significa transfobia e o que significa homofobia. Eu acho interessante que nós temos professores aqui. Eu não me torno… Ninguém se torna um transfóbico ou um homofóbico se não concordar com alguma coisa. Eu só me torno um transfóbico, um homofóbico, se eu querer (sic) matar os trans pela opção", disse.

A fala gerou comoção e indignação no público que acompanhava a sessão. A Brigada Militar (BM) foi acionada e o parlamentar foi encaminhado até uma delegacia de polícia, onde foi feito um registro de ocorrência por injúria.

Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso. Deve ser esclarecido se a fala do parlamentar pode ser enquadrada criminalmente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158632
Usuários Online: 27
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!