noticias342 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Prevenção para AVC: estudo no RS demonstra eficácia de polipílulas para reduzir pressão arterial

Polipílula reúne três compostos em um medicamento: dois para pressão alta e um para colesterol. Uso reduziu em 13 milímetros a pressão máxima de pacientes com fatores de risco para sofrerem AVC.

Publicada em 13/12/2023 às 14:06h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prevenção para AVC: estudo no RS demonstra eficácia de polipílulas para reduzir pressão arterial  Compartilhar a noticia Prevenção para AVC: estudo no RS demonstra eficácia de polipílulas para reduzir pressão arterial  Compartilhar a noticia Prevenção para AVC: estudo no RS demonstra eficácia de polipílulas para reduzir pressão arterial

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, demonstrou a eficácia de um medicamento composto na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) e demência. Os pacientes tiveram redução de 13 milímetros na pressão máxima e de 6 milímetros na mínima. A expectativa é incorporar a medicação ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025.

As polipílulas, que reúnem duas substâncias para pressão alta e uma para colesterol em um único medicamento, reduziram a pressão arterial em pacientes com risco baixo ou moderado. O resultado foi positivo especialmente naquelas pessoas que tinham maiores chances de doenças vasculares. Os dados da primeira etapa do projeto foram apresentados na manhã desta quarta-feira (13).

"Essa polipílula está sendo avaliada para ver se, reduzindo a pressão, reduz o risco de AVC e demência. Sabemos que baixar 2 mm da pressão material já tem uma redução de 10% no risco de AVC", explica a líder do projeto e chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, Sheila Martins.

Segundo Sheila, a expectativa é de que, no longo prazo, a medicação possa reduzir o risco de AVC e de declínio cognitivo. As avaliações ainda demostraram efeitos da pílula na prevenção de infarto do coração e morte cardiovascular.

O projeto tem parceria do Ministério da Saúde e iniciou em agosto de 2021. Ao longo da pesquisa, foram avaliados 421 participantes. Destes, 371 foram randomizados, quando os pacientes não eram informados se estavam recebendo a polipílula ou o placebo (sem princípio ativo).

A polipílula está sendo monitorada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um laboratório brasileiro já está fazendo a produção inicial do medicamento, segundo a equipe pesquisadora.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157501
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!