noticias774 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Serviços registram maior avanço entre setores no Estado em 2023

Comércio também ficou no azul, mas com avanço menor. Indústria fechou o ano no vermelho

Publicada em 14/02/2024 às 08:34h

Gaucha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Serviços registram maior avanço entre setores no Estado em 2023  Compartilhar a noticia Serviços registram maior avanço entre setores no Estado em 2023  Compartilhar a noticia Serviços registram maior avanço entre setores no Estado em 2023

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Serviços registram maior avanço entre setores no Estado em 2023
 (Foto: Foto reprodução)

Dois de três setores da economia gaúcha fecharam 2023 no azul. O segmento de serviços ficou na ponta, com avanço mais robusto, no embalo dos negócios envolvendo transportes e informação e comunicação. Na sequência, o comércio também registrou variação positiva, mas com menos fôlego diante do freio no consumo. Já a indústria não conseguiu tração suficiente para sair do vermelho, ancorada por juro elevado, falta de apetite externo e cautela em parte do empresariado.

Endividamento e inadimplência em patamares elevados e diferença no efeito do aperto monetário em cada braço da economia do país ajudam a explicar o cenário distinto entre os setores, segundo especialistas. Essa dicotomia se reflete no mercado de trabalho.

Os dados são um extrato de pesquisas mensais que retratam a situação de cada um desses setores, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recortes mais recentes, de dezembro de 2023, foram divulgados na semana passada.

Um dos principais impulsionadores do emprego no país, o setor de serviços fechou o ano passado com alta de 4,4% no volume após variação positiva em dezembro no Estado. As atividades de informação e comunicação (que abrigam o ramo de tecnologia da informação), de transportes e os serviços prestados às famílias têm destaque nesse grupo.

A economista da Fecomércio-RS Giovana Menegotto afirma que o desempenho de transportes foi importante dentro do avanço de serviços em 2023. A especialista explica que esse ramo tem maior peso no Estado em razão do escoamento da safra. Com o clima castigando menos o Estado, teve espaço para avanço nessa área, segundo Giovana:

— No ano passado, por mais que tenha havido uma seca, foi menos pior do que a estiagem de 2022. Teve um diferencial em transportes em função dessa safra menos ruim. Esse é um dos destaques que ajudam a explicar o desempenho maior do Rio Grande do Sul em relação ao país.

Mas, mesmo com a maior alta, serviços  mostram desaceleração ante anos anteriores. A economista da Fecomércio-RS Giovana Menegotto avalia que esse movimento expõe acomodação após picos de retomada.

O comércio encerrou o ano passado com alta de 2,3% no volume de vendas, com destaque nos ramos de hiper e supermercados e farmacêuticos. Na outra ponta, vestuário, móveis e eletrodomésticos e artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram queda. Endividamento e inadimplência resistentes e juro elevado prejudicam o consumo de algumas áreas, de acordo com Giovana, principalmente as ligadas ao consumo via crédito. No último mês do ano, o varejo gaúcho caiu 2,9%..




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158985
Usuários Online: 39
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!