noticias271 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Negociações salariais no RS têm maior reajuste acima da inflação em quase 10 anos

Desemprego em queda e INPC baixo estão ajudando as categorias a conquistar os aumentos

Publicada em 07/03/2024 às 13:29h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Negociações salariais no RS têm maior reajuste acima da inflação em quase 10 anos  Compartilhar a noticia Negociações salariais no RS têm maior reajuste acima da inflação em quase 10 anos  Compartilhar a noticia Negociações salariais no RS têm maior reajuste acima da inflação em quase 10 anos

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Categorias de trabalhadores do Rio Grande do Sul conseguiram o maior reajuste real - acima da inflação - desde novembro de 2014, ou seja, quase uma década. As negociações são monitoradas pela Fipe, que produz mensalmente o boletim Salariômetro. Em janeiro agora de 2024, o aumento ficou em 1,4%, mas ficou abaixo da média nacional, de 2%. 

Por esta pesquisa, 86,4% das categorias conseguiram reajustes acima da inflação no Estado. O restante teve, ao menos, a reposição. Nenhuma ficou abaixo. Os melhores percentuais vieram do setor de serviços (+3,79%), enquanto o pior foi na indústria (+0,29%). O piso mediano ficou em R$ 1.580, acima dos R$ 1.492 do país.  

O mercado de trabalho está aquecido, o que aparece com a queda sucessiva da taxa de desemprego a ponto de chegar a patamares considerados de pleno emprego. No Rio Grande do Sul, ele ficou em 5,4% em 2023. O cenário dá mais espaço para que os trabalhadores conquistem reajustes maiores nas negociações.

No início do ano passado, porém, os percentuais cheios de reajustes salariais até estavam maiores. A inflação, no entanto, também estava, o que fazia o ganho real ser menor do que agora. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado de parâmetro, ficou em 3,7% em janeiro, contra 5,7% de um ano atrás. 

Aumentos acima da inflação podem pesar para as empresas, mas também injetam mais renda na economia. O trabalhador fica com um poder aquisitivo maior. Aliás, isso está entre os itens listados pelo varejo para esperar um 2024 de vendas melhores do que em 2023, junto com a queda da taxa de juro e a geração de empregos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158423
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!