noticias512 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Novo estudo quer tirar proposta da Orla do Guaíba do papel

Projeto da última área que falta na revitalização, o trecho 2, onde hoje está localizada a estrutura sem utilização do anfiteatro Pôr do Sol, está orçado em aproximadamente R$ 400 milhões

Publicada em 09/03/2024 às 10:13h

correio do povo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novo estudo quer tirar proposta da Orla do Guaíba do papel  Compartilhar a noticia Novo estudo quer tirar proposta da Orla do Guaíba do papel  Compartilhar a noticia Novo estudo quer tirar proposta da Orla do Guaíba do papel

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Novo estudo quer tirar proposta da Orla do Guaíba do papel
O trecho 2 funcionará em um terreno com 134 mil metros quadrados, sendo que 20% deste espaço terá área construída | Foto: Ricardo Giusti  (Foto: foto reprodução)

A orla do Guaíba já caiu no gosto dos porto-alegrenses desde a inauguração do trecho 1, entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias. Em 2022, foi a vez de o trecho 3, entre a avenida Ipiranga e o estádio Beira-Rio, ser inaugurado e levar milhares de gaúchos todas as semanas para aproveitar a revitalização do espaço na beira do Guaíba. Entretanto, uma parte deste espaço segue parada, deixando os trechos já entregues desconexos. Conhecido como trecho 2, o projeto prevê a revitalização do espaço onde hoje está a estrutura do anfiteatro Pôr do Sol, já sem uso.

De acordo com a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, a previsão é que, nas próximas semanas, o novo projeto do local esteja pronto, já com a licença ambiental da Marinha do Brasil. Esta autorização é necessária em função da construção de uma marina no local. “Temos todo um conjunto de leis e critérios a serem seguidos, além da necessidade de desassorear para que os barcos possam chegar. O trecho 2 é uma área muito polêmica e nós não podemos errar, pois pode virar ação judicial se não fizermos o mais aderente a todos os conceitos. Então, estamos fazendo tudo devagar.”

Esta será a segunda versão do projeto a ser apresentado. A primeira, entregue em maio de 2023, precisou passar por ajustes. E são justamente estas alterações que devem ser finalizadas em breve. Após a apresentação do projeto para o prefeito Sebastião Melo, consultas e audiências públicas ainda devem ocorrer neste primeiro semestre para tratar do assunto. Depois, o projeto será encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado, que terá 90 dias para avaliar a proposta. A secretária Ana Pellini ressalta ainda que, caso novas alterações sejam solicitadas em algumas dessas etapas, o prazo deverá se estender ainda mais.

Apesar das alterações, sejam elas necessidades que surgiram ao longo do estudo ou pedido de outros departamentos e pastas da prefeitura, a secretária garante que o projeto não ficou descaracterizado se comparado com o original. Entre os ajustes, estão solicitações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). “O trecho todo é um parque e não pode perder esta característica. Estamos fazendo alterações quanto à área de absorção, do percentual de área que pode ser impermeabilizada e da elevação do terreno. Estamos na fase final de ajustes e vamos apresentar para o prefeito, pois tudo isso também altera o orçamento previsto para o trecho 2 em função de o projeto ter mais áreas aterradas”, citou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158729
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!