noticias646 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Governo federal deve apresentar proposta para renegociar dívida do RS na próxima semana

Governadores do Sul e do Sudeste articulam com o Ministério da Fazenda redução dos juros e extensão do prazo para pagamento

Publicada em 14/03/2024 às 13:37h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo federal deve apresentar proposta para renegociar dívida do RS na próxima semana  Compartilhar a noticia Governo federal deve apresentar proposta para renegociar dívida do RS na próxima semana  Compartilhar a noticia Governo federal deve apresentar proposta para renegociar dívida do RS na próxima semana

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

O Ministério da Fazenda deve apresentar na próxima semana aos governadores do Sul e do Sudeste uma proposta de renegociação das dívidas que os Estados possuem junto à União. O Rio Grande do Sul vive uma das situações mais delicadas porque, além da dívida, tem em vigor o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que estabeleceu compromissos de austeridade e limitação de investimentos.

O projeto elaborado pelo Tesouro Nacional ainda será submetido ao presidente Lula. Para avançar, também precisará do aval do Congresso. O objetivo é submeter o texto aos parlamentares no primeiro semestre, em busca de um impacto imediato para os cofres estaduais.

Nos últimos dias, o ministro Fernando Haddad teve reuniões com governadores interessados na negociação. A última foi nesta quarta-feira (13) com Tarcísio de Freitas, de São Paulo. Além de confirmar a intenção de receber a proposta na próxima semana, o governador paulista afirmou à imprensa que o objetivo é discutir detalhes do texto por um período de 60 dias.

Na semana passada, o governador Eduardo Leite fez um novo apelo a Haddad sobre a necessidade de renegociação da dívida e revisão dos termos do RRF. O impasse vem desde julho do ano passado, quando o esboço de um projeto apresentado pelo governo federal desagradou aos Estados.

Leite disse à coluna que a principal proposta levada à União é o fim da correção monetária e a redução dos juros (atualmente em IPCA + 4%), substituindo para reajuste fixo de 3% ao ano.

Leite também defende a ampliação do prazo de vigência do RRF de nove para 15 anos, a fim de adaptar a amortização da dívida à queda de arrecadação de ICMS provocada pela lei 194/2022, que derrubou de forma abrupta a receita dos Estados.

No esboço das propostas que foram apresentadas em julho do ano passado, a equipe econômica do governo gaúcho identificou mudanças que poderiam ter o efeito contrário, penalizando ainda mais o Estado ao longo do período de vigência do RRF. Com as resistências estabelecidas entre os governadores e a Secretaria do Tesouro Nacional, o tema não avançou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157838
Usuários Online: 49
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!