noticias310 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Novos institutos federais vão gerar desenvolvimento econômico para o interior do RS, avaliam municípios

Prefeituras celebram o anúncio da abertura de cinco novos campi no Estado, em Caçapava do Sul, Gramado, Porto Alegre, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga

Publicada em 14/03/2024 às 13:47h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novos institutos federais vão gerar desenvolvimento econômico para o interior do RS, avaliam municípios   Compartilhar a noticia Novos institutos federais vão gerar desenvolvimento econômico para o interior do RS, avaliam municípios   Compartilhar a noticia Novos institutos federais vão gerar desenvolvimento econômico para o interior do RS, avaliam municípios

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Novos institutos federais vão gerar desenvolvimento econômico para o interior do RS, avaliam municípios
As cem cidades contempladas foram conhecidas nesta terça-feira (12), como evento em Brasília. Ricardo Stuckert / PR/Divulgação  (Foto: foto reprodução)

Com a revelação dos municípios que serão contemplados pelo plano de expansão dos institutos federais (IFs), do governo federal, as prefeituras do interior do Rio Grande do Sul estão se preparando para realizar investimentos e implementar mudanças. Haverá cinco novos campi no Estado – em Caçapava do Sul, Gramado, Porto Alegre, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga. Foi divulgada, nesta terça-feira (12), a lista das cem cidades brasileiras. 

Fora a Capital, os demais municípios gaúchos escolhidos não contam ainda com IFs próprios. As cidades celebraram o anúncio como uma importante conquista, não somente para a educação, mas para o desenvolvimento econômico das regiões em que estão inseridos. 

A unidade que será inaugurada em São Luiz Gonzaga, por exemplo, poderá trazer avanços não apenas para o município, mas para a região das Missões como um todo, conforme o prefeito Sidney Brondani, especialmente pela educação profissional, promovida pelos institutos. 

De acordo com Brondani, até 2026, São Luiz Gonzaga receberá um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), com gestão da reitoria de Santa Maria. Será o primeiro instituto federal do município que, atualmente, conta somente com um curso técnico em Agropecuária. Segundo o prefeito, será aproveitado o prédio onde fica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro da cidade. 

Como o edifício tem vasta área ociosa, a prefeitura pretende fazer a adequação de espaços para receber os alunos, com recursos da gestão municipal. O projeto, elaborado pela prefeitura de São Luiz e gestores de cidades vizinhas, já foi aprovado pelo Ministério da Previdência Social e pelo IFFar. Com as obras, a expectativa da prefeitura é atender a pelo menos 800 estudantes, inicialmente. 

O mesmo vale para Caçapava do Sul, que também terá, como seu primeiro instituto, uma unidade do IFFar. A ideia é que as unidades tenham 70 docentes, 45 técnicos-administrativos em educação e 1.400 matrículas. Atualmente, o IFFar tem 11,1 mil alunos no RS, em 11 campi. 

Para o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, será fundamental ter um instituto federal na região para suprir carências em diversas áreas, como cursos de formação de professores, ciências rurais e formações voltadas à tecnologia.

O município pretende doar um terreno para construir o prédio da instituição de ensino. Segundo o prefeito, o campus será construído em uma zona carente, na região sul da cidade. Enquanto acontecem as obras, a prefeitura pretende implantar o novo IFFar em uma escola de Ensino Fundamental já existente, que pertence ao município de Caçapava e tem espaços ociosos. O plano é iniciar os cursos e receber os alunos a partir de março de 2025. A mesma escola cedeu espaços durante a implantação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na cidade.

Já em São Leopoldo, provavelmente, a unidade a ser inaugurada será um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Conforme a instituição, a distribuição dos campi entre os institutos ainda não foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC), e será definida nas próximas semanas. Mas, pelo histórico de parceria com o município, o IFSul espera ser a instituição responsável pela implantação. 

Conforme a instituição, o investimentos em infraestrutura poderá chegar a R$ 25 milhões, em obras e equipamentos ao longo da implantação. Quanto aos salários e manutenção do novo campus, o valor pode cercar os R$ 20 milhões por ano. Segundo o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o município vinha lutando por essa escola técnica desde 2011. A cidade conta com uma extensão do IFSul no Centro de Eventos, onde são ministrados alguns cursos. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 158357
Usuários Online: 31
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!