noticias210 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Administração da rede de pousadas Garoa sabia previamente das datas e horários das vistorias, revela reportagem

De acordo com um homem entrevistado que trabalhou por cinco anos na empresa, uma servidora da prefeitura de Porto Alegre avisava com antecedência sobre as inspeções. Na sexta-feira passada, um incêndio na unidade da Avenida Farrapos provocou a morte

Publicada em 29/04/2024 às 16:00h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Administração da rede de pousadas Garoa sabia previamente das datas e horários das vistorias, revela reportagem  Compartilhar a noticia Administração da rede de pousadas Garoa sabia previamente das datas e horários das vistorias, revela reportagem  Compartilhar a noticia Administração da rede de pousadas Garoa sabia previamente das datas e horários das vistorias, revela reportagem

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Administração da rede de pousadas Garoa sabia previamente das datas e horários das vistorias, revela reportagem
Lixo acumulado em unidade da pousada Garoa. RBS TV / Divulgação  (Foto: foto reprodução)

A administração da rede das pousadas Garoa, onde ocorreu o incêndio que provocou a morte de 10 pessoas e deixou outras 15 feridas na unidade da Avenida Farrapos, na madrugada da última sexta-feira (26), sabia previamente as datas e os horários em que a fiscalização iria visitar cada sede. 

A reportagem, que foi ar no Jornal do Almoço desta segunda-feira (29), teve acesso a uma tabela referente ao mês de julho de 2023, que mostra as datas das inspeções que seriam realizadas em cada sede, inclusive na unidade que incendiou (confira abaixo). 

Na tabela é possível ver que a pousada que foi destruída pelo fogo na última sexta foi inspecionada nos dias 5, 13, 19 e 27 de julho do ano passado. A tabela parou em um grupo de WhatsApp dos funcionários da rede. 

Um homem entrevistado que trabalhou por cinco anos na empresa confirma que a pousada Garoa sabia com antecedência das vistorias. De acordo com ele, uma servidora da prefeitura de Porto Alegre avisava com antecedência sobre as inspeções. Segundo o homem relata, com o proprietário sabendo das visitas, era possível maquiar a sujeira e esconder o que poderia complicar o funcionamento do lugar. 

Ainda conforme o ex-funcionário da empresa, os funcionários da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) que participavam das fiscalizações nunca entravam nos quartos e executavam apenas uma inspeção rápida. 

Troca de mensagens no grupo de WhatsApp da pousada Garoa mostra preocupação com as inspeções e menciona a atuação de um segurança identificado como Sanchez, que já teria impedido algumas inspeções. Uma pessoa identificada como "Garoa" diz:

— Nunca deixem fazer as vistorias sem estarmos juntos. Pelo menos essas que estão fazendo. Eles mesmo remarcaram e mandaram fiscal igual. Sorte que Sanchez é cão de guarda e não deixou fazer. Irão amanhã às 14h na Leopoldo (Rua Leopoldo Bier, 752) e na CB (Rua José do Patrocínio, 51).

Em outra troca de mensagens, um funcionário identificado como "Pousada Escritório" comenta que a unidade na Avenida Farrapos "não tem nada a ver" com as fotos divulgadas no site da empresa.

— Bom dia, fui ao local da Farrapos. Cheguei lá, o local não tem nada a ver com as fotos mostradas no site, uma verdadeira imundície — diz o funcionário.

A reportagem do JA conseguiu conversar com a servidora da prefeitura que repassava as informações para a administração da rede de pousadas Garoa. Ela confirmou a informação e disse que isso era necessário para preservar a privacidade dos hóspedes e porque algumas pensões da rede ficavam trancadas durante o dia e precisavam de alguém disponível para abrir a porta por não terem recepcionista.

A reportagem também mostrou a pensão da Garoa localizada na Rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, visitada pela RBS TV na sexta-feira. Segundo a tabela, essa unidade foi inspecionada nos dias 10 e 25 de julho de 2023. 

No sábado, a prefeitura divulgou que faria uma série de vistorias nas unidades da empresa. A força-tarefa, instituída pelo prefeito Sebastião Melo, irá avaliar a estrutura de acolhimento das unidades da rede Garoa, que desde 2020 fornece leitos à prefeitura para abrigar pessoas em situação de rua.

A equipe será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com apoio das secretarias municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, de Obras e Infraestrutura e da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 156641
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!