noticias912 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Oito meses depois, Muçum está embaixo d'água novamente

Alagamento causado pelas cheias desta semana no Estado já atinge 80% do município

Publicada em 02/05/2024 às 15:56h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Oito meses depois, Muçum está embaixo d'água novamente  Compartilhar a noticia Oito meses depois, Muçum está embaixo d'água novamente  Compartilhar a noticia Oito meses depois, Muçum está embaixo d'água novamente

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Oito meses depois, Muçum está embaixo d'água novamente
Imagens de Muçum em setembro de 2023 mostram com foi a cheia do Rio Taquari. Mateus Bruxel / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

A cheia do Rio Taquari em Muçum, causada pela chuva desta semana no Estado, já pode ser comparada à apresentada em setembro de 2023, preocupando moradores de toda a região. O município está 80% alagado. Segundo a última medição do Rio, às 10h45min desta quinta-feira (2), o nível do Rio está em 25,13m e pode aumentar. No ano passado, a elevação da água chegou a 26m.

— (Após as fortes chuvas na madrugada), o Rio está apresentando uma redução, semelhante a dos estragos do ano passado. Porém, está chovendo muito ainda. Recebemos a notícia que chove muito nas cabeceiras (afluentes) e pode retornar a subir — informou a equipe de comunicação do município.

Nas últimas 24 horas, 229,6mm de chuva foi acumulada na região. Na quarta-feira (1º), o Serviço Geológico Nacional emitiu um alerta que apontava uma alta expressiva dos níveis das águas na Bacia do Rio Taquari, podendo justamente atingir níveis mais altos do que o registrado nas cheias de 2023.

Segundo a prefeitura, cerca de 220 pessoas estão desabrigadas, fora as que estão em casa de familiares. No ano passado, foram 16 óbitos no município em decorrência das chuvas. Na ocasião, a prefeitura também contabilizou 119 residências inabitáveis na área urbana. Foi registrado um prejuízo de R$ 231 milhões —  o orçamento municipal para 2023 era de R$ 35 milhões.

Durante a madrugada, O Rio Taquari passou dos 30 metros e atingiu o maior nível da história em Lajeado e Estrela, próximo a Muçum. Os números, porém, são diferentes em cada município.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157445
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!