noticias867 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Rio Grande do Sul tem alerta de chuvas intensas no fim de semana

Os locais mais afetados devem ser a região metropolitana de Porto Alegre, a lagoa dos Patos e os vales

Publicada em 14/06/2024 às 15:09h

Notícias ao Minuto


Compartilhe
Compartilhar a noticia Rio Grande do Sul tem alerta de chuvas intensas no fim de semana  Compartilhar a noticia Rio Grande do Sul tem alerta de chuvas intensas no fim de semana  Compartilhar a noticia Rio Grande do Sul tem alerta de chuvas intensas no fim de semana

Link da Notícia:
Marina
cresol

Rio Grande do Sul tem alerta de chuvas intensas no fim de semana
© Reuters  (Foto: foto reprodução)

O Sul do país deverá ter um fim de semana com chuvas intensas. O alerta foi feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e é válido para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o serviço de meteorologia Climatempo, temporais chegam ao estado nesta sexta-feira (14), continuam no sábado (15) e invadem o início da semana, devido a uma frente fria.

Os locais mais afetados devem ser a região metropolitana de Porto Alegre, a lagoa dos Patos e os vales, bem como a região central gaúcha. São esperados volumes de chuva entre 50 mm e 150 mm nessas áreas.

Para o restante do estado, os volumes previstos são menores, de 20 mm a 40 mm. No entanto, conforme a Climatempo, a situação é de alerta em todo estado devido aos episódios recentes de chuva extrema.

Em Porto Alegre, as chuvas não devem causar uma nova alta no nível do lago Guaíba, mas é motivo de preocupação pelo risco de novos alagamentos em trechos urbanos -conforme a Defesa Civil municipal, o período com maior preocupação será entre as tardes deste sábado e segunda-feira (17)

A situação é agravada pela presença de lixo e entulho nas vias e calçadas da capital, principalmente nos bairros mais afetados da zona norte.

O temor é que ocorram novos alagamentos, provocados pelo entulho de móveis destruídos pela enchente que podem bloquear bueiros após um novo período de chuvas.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que as ações de limpeza do sistema de drenagem e a desobstrução de bueiros, córregos e arroios foram intensificadas nos últimos dias.

"Como medidas iniciais, vamos manter as equipes do Dmae [Departamento Municipal de Água e Esgotos] de prontidão em regiões prioritárias como Sarandi, Humaitá, Anchieta e Ilhas, entre outras", disse ele, em comunicado divulgado na terça (11).

Outra ação é a contratação de mais geradores para manter as casas de bombas funcionando, "caso se confirme o prognóstico de temporal". Atualmente há 26 geradores instalados nas casas de bombas.

A temperatura em Porto Alegre, diz a Climatempo, deve variar entre 20°C e 31°C nesta sexta. No sábado, a máxima cai para 22°C, e a mínima, para 17°C. Para o domingo, a previsão é de máxima de 19°C e mínima de 17°C.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 189156
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!