noticias344 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Mundo

Como inteligência artificial ajudou a criar antibiótico contra superbactéria mortal

A droga é capaz de atacar uma das três superbactérias mais perigosas, segundo os pesquisadores.

Publicada em 30/05/2023 às 14:12h

G1 Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Como inteligência artificial ajudou a criar antibiótico contra superbactéria mortal  Compartilhar a noticia Como inteligência artificial ajudou a criar antibiótico contra superbactéria mortal  Compartilhar a noticia Como inteligência artificial ajudou a criar antibiótico contra superbactéria mortal

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Como inteligência artificial ajudou a criar antibiótico contra superbactéria mortal
A cientista Denise Catacutan trabalhando no antibiótico experimental descoberto com a ajuda de inteligência artificial ? Foto: MCMASTER UNIVERSITY  (Foto: foto reprodução)

Cientistas usaram inteligência artificial (IA) para desenvolver um novo antibiótico capaz de matar uma espécie mortal de superbactéria.

A tecnologia ajudou a filtrar uma lista de milhares de compostos químicos em potencial, reduzindo-os a apenas alguns que poderiam ser testados em laboratório.

O resultado foi um potente antibiótico experimental chamado abaucina, que vai precisar passar por mais testes antes de ser usado.

Os pesquisadores, do Canadá e dos EUA, dizem que a IA (inteligência artificial)  tem o poder de acelerar consideravelmente a descoberta de novos medicamentos.

É o exemplo mais recente de como ferramentas de IA (inteligência artificial) podem ser uma força revolucionária na ciência e na medicina.

 

Para deter as superbactérias

Os antibióticos matam as bactérias. Mas existe uma escassez de novos medicamentos há décadas — e as bactérias estão se tornando mais difíceis de tratar, à medida que desenvolvem resistência aos antibióticos que temos disponíveis.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas morram por ano de infecções resistentes ao tratamento com antibióticos.

Os pesquisadores se concentraram em uma das espécies mais problemáticas de bactéria — a Acinetobacter baumannii, que pode infectar feridas e causar pneumonia.

Você pode não ter ouvido falar dela, mas é uma das três superbactérias que a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou como uma ameaça "crítica".

Muitas vezes, é capaz de ignorar vários antibióticos — e é um problema em hospitais e casas de repouso, onde pode sobreviver em superfícies e equipamentos médicos.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 157812
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!