noticias389 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Política

ELEIÇÕES 2022: QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

Início das convenções partidárias oficializou candidaturas que foram pré-estabelecidas pelos partidos. Eleição está marcada para 2 de outubro.

Publicada em 09/08/2022 às 09:29h

G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia ELEIÇÕES 2022: QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL  Compartilhar a noticia ELEIÇÕES 2022: QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL  Compartilhar a noticia ELEIÇÕES 2022: QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

ELEIÇÕES 2022: QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL
Palácio Piratini, sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul  (Foto: foto reprodução)

As convenções partidárias, que oficializam os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, começaram no dia 20 de julho. Até a última atualização desta reportagem, no dia 5 de agosto, 11 partidos haviam definido o candidato oficialmente. Veja os nomes confirmados abaixo. 

O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Após as eleições, no dia 2 de outubro, um eventual segundo turno está marcado para 30 de outubro. Presidente e governadores eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2023.

 

- CARLOS MESSALA (PCB) - Carlos Messala teve a candidatura oficializada pelo PCB no dia 30 de julho. O partido indicou Edson Canabarro como candidato a vice-governador.

Natural de Gravataí, é servidor públicos dos Correios.

 

- EDEGAR PRETTO (PT) - PT aprovou em convenção estadual no dia 31 de julho a escolha de Edegar Pretto como candidato ao governo do Rio Grande do Sul. A oficialização da candidatura foi realizada no Hotel Ritter, em Porto Alegre. A vaga para vice-governador é de Pedro Ruas (PSOL).

Natural de Miraguaí, Edegar Pretto é deputado estadual e já foi presidente da Assembleia Legislativa. O PV e o PC do B, membros da federação com o PT, além de PSOL e Rede anunciaram apoio ao político no estado.

 

- EDUARDO LEITE (PSDB) - PSDB aprovou em convenção estadual no dia 31 de julho Eduardo Leite como candidato ao governo do Rio Grande do Sul. A oficialização foi realizada no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Gabriel Souza (MDB) será o candidato a vice na chapa. O PSD indicou Ana Amélia Lemos ao Senado.

Natural de Pelotas, Eduardo Leite foi vereador e prefeito do município e governador do estado entre 2019 e 2022. Além do MDB e do PSD, o tucano é apoiado pelo Cidadania, que compõe federação com o PSDBUnião Brasil e Podemos.

 

- LUIS CARLOS HEINZE (PP) - Luiz Carlos Heinze teve a candidatura oficializada pelo PP no dia 30 de julho. O partido também oficializou a candidatura da vereadora de Porto Alegre Nadia Gerhard ao Senado. O PTB anunciou apoio ao político, indicando a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino como vice. O PRTB integra a chapa.

Natural de Candelária, Luis Carlos Heinze foi prefeito de São Borja, deputado federal e é senador.

 

- ONYX LORENZONI (PL) - Onyx Lorenzoni teve a candidatura oficializada em convenção do PL realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 22 de julho. A candidata a vice será a atual vice-prefeita de Guaíba, Cláudia Jardim. A convenção aprovou a coligação com o Republicanos, que deve indicar o candidato ao Senado, o vice-presidente Hamilton Mourão, com o Patriota e com o PROS.

Natural de Porto AlegreOnyx Lorenzoni foi deputado estadual e é deputado federal. Ocupou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência, além da Secretaria-Geral da Presidência, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

 

- PAULO PEDRA (PCO) - Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior teve a candidatura oficializada em convenção virtual realizada no dia 5 de agosto. O PCO também oficializou Mário César Zettermann Berlese Filho como candidato a vice-governador e Francisco Franke Settineri ao Senado. 

- REJANE DE OLIVEIRA (PSTU) - Rejane de Oliveira teve a candidatura oficializada no dia 30 de julho. Ela terá como vice Vera Rosane, também do PSTU. Fabiana Sanguiné concorre ao Senado pelo partido.

Natural de Porto Alegre, Rejane é professora estadual aposentada e foi presidente do CPERS Sindicato.

 

- RICARDO JOBIM (NOVO) - Ricardo Jobim teve a candidatura oficializada em convenção do NOVO no Hotel Quality, em Porto Alegre, no dia 23 de julho. O partido indicou como candidato a vice-governador o advogado Rafael Dresch.

Natural de Santa Maria, Ricardo Jobim é advogado e empresário.

 

- ROBERTO ARGENTA (PSC) - Roberto Argenta teve a candidatura oficializada em convenção do PSC, realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 20 de julho A servidora pública e professora universitária Nivea Rosa, do Solidariedade, foi definida como a candidata a vice-governadora na chapa. Maristela Zanotto (PSC) será candidata ao Senado. O Agir também integra a chapa.

Natural de Gramado, Roberto Argenta foi prefeito e vereador de Igrejinha, além de deputado federal. Atualmente, atua como empresário.

 

- VICENTE BOGO (PSB) - Após a desistência de Beto Albuquerque, o PSB anunciou a pré-candidatura de Vicente Bogo ao governo do estado, com Josiane Paz de vice. Airto Ferronato é o candidato ao Senado.

Natural de Rio do Oeste (SC), Vicente Bogo foi vereador, deputado federal, vice-prefeito de Santa Rosa e vice-governador de Antônio Britto, entre 1995 e 1998.

 

- VIEIRA DA CUNHA (PDT) - Vieira da Cunha teve a candidatura oficializada no dia 30 de julho em Porto Alegre. O PDT confirmou a vereadora de Passo Fundo professora Regina Costa dos Santos como vice na chapa. O Avante indicou Professor Nado para concorrer ao Senado pela chapa.

 

Natural de Cachoeira do Sul, Vieira da Cunha foi vereador em Porto Alegre, deputado estadual e deputado federal. Já foi presidente da Assembleia Legislativa.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 149148
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!