noticias24 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Política

Lula destaca protagonismo da América Latina na posse de Enio Verri como diretor de Itaipu

Acompanhadas pelo presidente paraguaio, autoridades reforçaram compromisso social com o desenvolvimento regional

Publicada em 17/03/2023 às 10:44h

Brasil de Fato


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula destaca protagonismo da América Latina na posse de Enio Verri como diretor de Itaipu  Compartilhar a noticia Lula destaca protagonismo da América Latina na posse de Enio Verri como diretor de Itaipu  Compartilhar a noticia Lula destaca protagonismo da América Latina na posse de Enio Verri como diretor de Itaipu

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Lula destaca protagonismo da América Latina na posse de Enio Verri como diretor de Itaipu

A cerimônia de posse de Enio Verri (PT-PR) como novo diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, realizada na manhã desta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu (PR), foi palco de declarações em defesa do protagonismo nacional junto ao desenvolvimento regional na América Latina.

"Não é possível a gente imaginar um país rico cercado por países pobres de todos os lados. O Brasil, como um irmão maior, tem que ter a responsabilidade de fazer com que os outros países cresçam conosco, para que possamos viver em um continente de paz e civilidade", destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao discursar durante a solenidade.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, o governador interino do Paraná, Darci Piana (PSD), lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores e representantes da sociedade civil organizada da região Oeste do Paraná.

"Precisamos aprimorar nossa política externa. O Brasil, por seu tamanho territorial, por sua população, por ser o país mais desenvolvido do ponto de vista industrial, científico e tecnológico, tem que ter a grandeza de ser humilde e de compartilhar tudo o que houver de bom com os povos dos países vizinhos. Somente assim vamos garantir que este continente continue em paz", reforçou o presidente.

Em sua primeira visita a Foz do Iguaçu desde o início de seu terceiro mandato como presidente da República, Lula reiterou seu compromisso de campanha de fortalecer o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e reorganizar a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), ambas iniciativas preteridas pela gestão do ex-presidente Bolsonaro.

"Já está mais que provado que juntos temos mais força para negociar e que separados somos frágeis. Os países da América Latina precisam compreender que temos o direito de crescer e de distribuir esse crescimento com a população", pontuou o petista.

Compromisso social

Em seu discurso de posse, o deputado federal licenciado para comandar o lado brasileiro de Itaipu Binacional ressaltou seu compromisso com as políticas sociais encampadas por Lula nas eleições de 2022.

"Quero registrar que Itaipu voltará a colaborar ativamente com o governo federal e com a reconhecida excelência técnica dos seus empregados e empregadas para fortalecer as políticas sociais de inclusão e de combate a toda forma de desigualdade", ressaltou Enio Verri.

Professor universitário e economista de formação, Verri afirmou que a hidrelétrica não se limita a ser uma mera geradora de energia, mas sim "um exemplo de projeto bilateral de reconciliação, cooperação e integração entre Brasil e Paraguai".

O novo diretor brasileiro de Itaipu garantiu ainda que a estatal caminhará lado a lado com as instituições de ensino com objetivo garantir a transformação social necessária ao território em que está inserida.

"Há quem prefira abordar a energia somente pelo lado da economia, como insumo essencial de desenvolvimento, o que é essencialmente verdadeiro. Porém, prefiro ressaltar a dimensão social da energia, a universalização do acesso é condição habilitante para uma cidadania plena no século 21. Também é indispensável incorporar ao mercado os excluídos do acesso aos bens básicos. Queremos energia para todos. Isso é um direito básico que o Estado tem obrigação de garantir, por isso é mesmo considerado um bem essencial", defendeu.

Sobre a continuidade das obras iniciadas durante o governo anterior, Verri foi taxativo ao afirmar que não haverá interrupção do que está em andamento e que novos empreendimentos serão avaliados de acordo com a função da empresa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 156607
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!