noticias78 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Morre Zagallo, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial

Com 92 anos, o tetracampeão do mundo teve sua morte confirmada por meio de postagem em seu perfil oficial, destacando o "ídolo gigante" que foi

Publicada em 06/01/2024 às 08:11h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre Zagallo, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial  Compartilhar a noticia Morre Zagallo, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial  Compartilhar a noticia Morre Zagallo, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Morre Zagallo, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial
Zagallo venceu como jogador, técnico e coordenador. RODOLFO BUHRER  (Foto: foto reprodução)

O Velho Lobo, o Formiguinha, o Senhor Copa, o Apóstolo do 13, todos morreram nesta sexta-feira (5). Encerrou-se, à noite, uma das trajetórias mais vitoriosas da história do futebol brasileiro. Foram tantas taças, tanta relevância para o esporte que, para pavimentar essa caminhada opulenta, parecia necessário reunir um grupo de craques. Mas os quatro apelidos recém-citados, o leitor bem sabe, pertenciam ao mesmo homem: Mario Jorge Lobo Zagallo. 

A morte do ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, aos 92 anos, foi confirmada por meio de postagem em seu perfil oficial no Instagram, na madrugada deste sábado (6). "Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas", diz a publicação.

Homem de choro fácil e superstições anedóticas, Zagallo aliou inteligência e patriotismo para sagrar-se o único tetracampeão mundial de futebol. Ninguém no planeta ganhou tantas Copas quanto ele. Em 1958 e 1962, venceu a competição como um moderno ponta-esquerda; em 1970, como treinador de uma Seleção quase imbatível; em 1994, como coordenador técnico no estilo que o consagrou nos últimos tempos. 

Foi assim no episódio do "vocês vão ter que me engolir", em 1997, quando ele voltou a treinar a Seleção e ganhou a Copa América sob críticas de parte da imprensa. Seus arroubos de impaciência eram frequentes quando alguém, mais do que mexer com Zagallo, inventava de mexer com o Brasil.

Em 1958, na Copa da Suécia, o ponta-esquerda voltava de um treino quando percebeu que, na frente do hotel, todas as bandeiras tremulavam lado a lado, menos a brasileira. Foi pedir satisfação na gerência e ficou furibundo ao descobrir que haviam colocado a bandeira de Portugal no lugar da verde-amarela. Sapateou até colocarem a certa.

Naqueles tempos, final dos anos 1950, a crônica esportiva o chamava de Formiguinha. Veloz e franzino, revolucionou o esquema tático ao recuar da ponta-esquerda para ajudar na marcação e povoar o meio-campo. Não era brilhante, mas trabalhava feito formiga na grama — e, em uma Seleção com Pelé, Garrincha, Didi e Nilton Santos, não era de outro brilhante que o time precisava.

Em seus 92 anos de vida, o alagoano Zagallo talvez nunca tenha sido o melhor. Mas sempre soube o que fazer para tornar-se o maior.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152699
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!