noticias749 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Eventos como a tempestade dessa semana resultam de combinação entre El Niño e mudança climática

Meteorologistas alertam para a ocorrência cada vez mais intensa e frequente de episódios de chuva e vento forte

Publicada em 19/01/2024 às 08:47h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eventos como a tempestade dessa semana resultam de combinação entre El Niño e mudança climática  Compartilhar a noticia Eventos como a tempestade dessa semana resultam de combinação entre El Niño e mudança climática  Compartilhar a noticia Eventos como a tempestade dessa semana resultam de combinação entre El Niño e mudança climática

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Eventos como a tempestade dessa semana resultam de combinação entre El Niño e mudança climática
Aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera cria condições para eventos mais intensos, como o que ocorreu em Porto Alegre Mateus Bruxel / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

Mais uma vez, o Rio Grande do Sul foi afetado por intempéries, que inundaram cidades, derrubaram árvores e placas, além de deixarem milhares de pessoas sem luz e água desde terça-feira (16). O El Niño é um dos elementos que contribuem para explicar esses acontecimentos, conforme meteorologistas e climatologistas ouvidos por GZH. Contudo, há outro fator cada vez mais presente: as mudanças climáticas. A combinação dos dois converge para formação de eventos extremos registrados dos últimos meses.

Uma característica do El Niño – que gera o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico – é a ocorrência de chuva acima da média no Sul e seca em outros Estados. O que não é característico, porém, é o volume que tem sido registrado – é aqui que entram as mudanças climáticas, explica Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo. 

O planeta passa por ciclos de aquecimento e resfriamento — desde 1950, ocorre um ciclo de aquecimento, potencializado por emissões de gases de efeito estufa. Cada vez mais, as mudanças climáticas intensificam extremos no mundo, frisa o meteorologista.

O aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera, nos últimos anos, cria condições para eventos mais intensos ou mais recorrentes no Sul do Brasil, conforme o climatologista, professor e chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Francisco Aquino. Além disso, a chuva, nas últimas décadas, tem se associado a eventos concentrados ou extremos.

Quando os valores ficam muito acima da média, considera-se como extremo climático, conforme Guilherme Borges. A partir de 2010, esse cenário ficou mais claro, pois foi quando os extremos climáticos começaram a surgir, tornando tanto o calor quanto a chuva mais evidentes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152684
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!