noticias696 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Desemprego sobe para 7,8% e atinge 8,5 milhões de pessoas, aponta IBGE

Apesar de elevação, taxa está abaixo da registrada em igual período do ano passado (8,6%)

Publicada em 28/03/2024 às 14:46h

correio do povo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Desemprego sobe para 7,8% e atinge 8,5 milhões de pessoas, aponta IBGE  Compartilhar a noticia Desemprego sobe para 7,8% e atinge 8,5 milhões de pessoas, aponta IBGE  Compartilhar a noticia Desemprego sobe para 7,8% e atinge 8,5 milhões de pessoas, aponta IBGE

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Desemprego sobe para 7,8% e atinge 8,5 milhões de pessoas, aponta IBGE
Desemprego fica em 7,8% no Brasil | Foto: Marcello Casal / Agência Brasil / CP  (Foto: foto reprodução)

No trimestre encerrado em fevereiro de 2024, a taxa de desocupação chegou a 7,8%, atingindo 8,5 milhões de pessoas. O índice tem alta de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023. Apesar da elevação, essa taxa ainda está abaixo da que foi registrada no mesmo trimestre móvel do ano passado (encerrado em fevereiro de 2023), que estava em 8,6%. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE.

Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, observa que o aumento da taxa de desocupação nessa época do ano está associado “ao retorno de pessoas que, eventualmente, tinham interrompido a sua busca por trabalho em dezembro e voltaram a procurar uma ocupação nos meses iniciais do ano seguinte”.

O número de pessoas em busca de trabalho chegou a 8,5 milhões de pessoas, com alta de 4,1% na comparação trimestral, o que equivale a mais 332 mil pessoas buscando uma ocupação. Foi o primeiro aumento desse contingente desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2023. Mesmo crescendo, o número de desocupados ainda ficou 7,5% abaixo do que fora registrado no mesmo trimestre móvel de 2023 (9,2 milhões de pessoas).

A alta na taxa de desocupação se deveu especificamente ao aumento da procura por trabalho, porque o número de pessoas que estavam trabalhando no país se manteve nos 100,2 milhões, sem apresentar variação estatisticamente significativa na comparação trimestral. Além disso, essa população ocupada está 2,2% acima do contingente registrado no mesmo trimestre móvel do ano passado (99,1 milhões de trabalhadores).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152250
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!