noticias979 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Aumento global no desmatamento anula resultados positivos do Brasil

ONG ambientalista cita país como exemplo positivo, mas vê situação alarmante na Bolívia, Laos, Nicarágua e Canadá

Publicada em 04/04/2024 às 13:41h

Brasil de Fato


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aumento global no desmatamento anula resultados positivos do Brasil  Compartilhar a noticia Aumento global no desmatamento anula resultados positivos do Brasil  Compartilhar a noticia Aumento global no desmatamento anula resultados positivos do Brasil

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Aumento global no desmatamento anula resultados positivos do Brasil
Dados da Global Forest Watch indicam redução de 39% no desmatamento da Amazônia em 2023 - Governo Amazonas  (Foto: foto reprodução)

A Global Forest Watch, plataforma que monitora o desmatamento de florestas em tempo real por meio de imagens de satélite, constatou redução significativa do desmatamento no Brasil e na Colômbia em 2023 e apontou a eficácia do engajamento de líderes governamentais e da execução de políticas públicas fortes de preservação ambiental.

Apesar do progresso, a organização declarou que o mundo está longe de cumprir as metas de preservação dos biomas para 2030, com os trópicos perdendo uma área equivalente a 10 campos de futebol por minuto em 2023.

O Brasil e a Colômbia são apontados pela Global Forest Watch como exceções positivas, mas as taxas de desmatamento em países como Bolívia, Laos, Nicarágua e Canadá são consideradas alarmantes.

A análise foi divulgada nesta quinta-feira (4) com base em dados da Universidade de Maryland disponibilizados pela plataforma Global Forest Watch, fundada pelo World Resources Institute (WRI), ONG ambientalista fundada nos EUA.

 

Desmatamento global anulou progresso brasileiro 

Mikaela Weisse, diretora do Global Forest Watch, afirma o aumento do desmatamento em alguns países neutralizou o progresso global representado por Brasil e Colômbia. 

"O mundo deu dois passos para frente e dois passos para trás quando se trata da perda de florestas do ano passado. As acentuadas quedas na Amazônia brasileira e na Colômbia mostram que o progresso é possível, mas o aumento do desmatamento em outras áreas praticamente anulou esse progresso", declarou Weisse. 

No Brasil, Global Forest Watch lembrou que a redução da perda florestal foi mais evidente na Amazônia, enquanto o Cerrado e o Pantanal têm sido cada vez mais devastados.

"Estamos orgulhosos de ver um progresso marcante no Brasil, especialmente na Amazônia brasileira", disse Mariana Oliveira, gerente do Programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152480
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!