noticias758 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Criminosos negociam CNH digital por aplicativo de mensagens; motorista com documento falso foi preso no RS

Pena é a mesma para quem elabora documento falso e para quem faz uso: de 2 a 6 anos de reclusão. Aplicativo usado na fraude não tem segurança garantida.

Publicada em 10/01/2024 às 09:06h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Criminosos negociam CNH digital por aplicativo de mensagens; motorista com documento falso foi preso no RS  Compartilhar a noticia Criminosos negociam CNH digital por aplicativo de mensagens; motorista com documento falso foi preso no RS  Compartilhar a noticia Criminosos negociam CNH digital por aplicativo de mensagens; motorista com documento falso foi preso no RS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Um esquema criminoso de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital falsa foi identificado pela Polícia Rodoviária Federal, no RS, após um motorista abordado em Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentar o documento confeccionado irregularmente e ser preso.

A ação dos criminosos se inicia com um anúncio, divulgado em grupo de aplicativo de troca de mensagens, oferecendo confecção rápida e facilitada da CNH, segundo a PRF.

De acordo com policiais, os golpistas enviam modelos dos documentos para os interessados, a partir das conversas por aplicativo. A CNH digital falsa é negociada por valores que oscilam entre R$ 75 a R$ 200.

A habilitação irregular, após confeccionada, fica disponível em aplicativo próprio, que é fornecido pelos estelionatários. Esse aplicativo usado na fraude não está disponível em lojas oficiais dos sistemas operacionais de celulares.

Contudo, quem compra documento falsificado corre o risco de ter os dados apropriados pelos fraudadores, conforme explica o especialista em tecnologia Ronaldo Prass.

"O grande problema de você baixar um aplicativo desses é que todos os dados que você fornece ficam expostos, ficam vulneráveis para os criminosos. Você deixa o celular completamente vulnerável e todas as operações que você faz ali, podem ser coletadas", adverte Prass.

Justamente por ser uma ação fraudulenta e por não exigir do motorista que passe pelas etapas previstas por lei para emitir a habilitação, os dados dessa pessoa não constarão no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152611
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!