noticias684 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Com ciclone em alto-mar previsto para sexta, próximas horas devem ter mais chuva e fortes rajadas de vento no RS

Área de baixa pressão atmosférica deve provocar ventania ao longo da quinta (18). Região Metropolitana deve ter novos acumulados de chuva já no fim da quarta (17).

Publicada em 18/01/2024 às 10:29h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com ciclone em alto-mar previsto para sexta, próximas horas devem ter mais chuva e fortes rajadas de vento no RS  Compartilhar a noticia Com ciclone em alto-mar previsto para sexta, próximas horas devem ter mais chuva e fortes rajadas de vento no RS  Compartilhar a noticia Com ciclone em alto-mar previsto para sexta, próximas horas devem ter mais chuva e fortes rajadas de vento no RS

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Com ciclone em alto-mar previsto para sexta, próximas horas devem ter mais chuva e fortes rajadas de vento no RS
Alerta vermelho do Inmet é válido até o meio-dia desta quinta (18) ? Foto: Reprodução / Inmet  (Foto: foto reprodução)

Após fortes temporais terem atingido o Rio Grande do Sul na terça-feira (16), provocando estragos em diversos municípios, a previsão do tempo aponta que altos volumes de chuva devem cair sobre o estado entre esta quarta (17) e quinta-feira (18).

De acordo com a Climatempo Meteorologia, a ação uma área de baixa pressão atmosférica – que antecede a formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, prevista para sexta-feira (19) – ainda deve provocar fortes rajadas de vento ao longo de quinta, especialmente no Litoral Norte e no Norte do RS.

De acordo com a meteorologista da Sala de Situação do governo do estado, Cátia Valente, as regiões Central e Norte do RS já devem ser atingidas pela instabilidade ao longo da tarde de quarta, enquanto Região Metropolitana, região mais atingida na terça, o Norte, o Litoral Norte e os Vales devem ter precipitação entre o fim da noite e a madrugada de quinta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com três alertas vigentes para o Rio Grande do Sul: um vermelho (grande perigo), um laranja (perigo) e um amarelo (perigo potencial).

O primeiro deles, válido até o meio-dia de quinta, abrange a metade norte do estado e quase todo o território catarinense. O comunicado aponta chuva superior a 60 mm por hora ou maior que 100 mm ao dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.

O alerta laranja, válido até as 10h de quinta-feira, cobre praticamente todo o território gaúcho, exceto por pontos mais próximos à fronteira com o Uruguai. A chuva prevista fica entre 50 e 100 mm, com ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.

O alerta amarelo comunica a possibilidade de chuvas intensas até a meia-noite em uma faixa que vai de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, até Rio Grande, no Litoral Sul.

A Climatempo reforça que, além dos ventos associados à ocorrência de tempestades, há também previsão de rajadas moderadas devido à baixa pressão que antecede o desenvolvimento do ciclone extratropical no mar, onde estará em alto-mar.

Quanto às bacias hidrográficas, que inundaram diversas regiões do estado ao longo de 2023, a meteorologista chamou atenção sobretudo para a região do Litoral, e dos vales do Caí e do Paranhana, que podem ter o que a Sala Situação chamou de "resposta hidrológica" ao longo desta quarta e quinta-feira, ou seja, aumento do nível dos rios. A Defesa Civil emitiu, na tarde de quarta, um alerta válido por 24h para possível inundação no Rio Caí a partir de São Sebastião do Caí.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152720
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!