noticias85 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Percentual de famílias com contas em atraso chega ao menor nível desde 2022 em Porto Alegre

Inflação controlada, juro em queda e mercado de trabalho ainda aquecido ajudam a explicar esse movimento, segundo especialistas

Publicada em 08/04/2024 às 15:16h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Percentual de famílias com contas em atraso chega ao menor nível desde 2022 em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Percentual de famílias com contas em atraso chega ao menor nível desde 2022 em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Percentual de famílias com contas em atraso chega ao menor nível desde 2022 em Porto Alegre

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

A inadimplência apresenta sinais de descompressão em Porto Alegre. O percentual de famílias com contas em atraso caiu para 36,1% em março na Capital. Essa é a quinta queda seguida no indicador, mostrando descolamento dos patamares mais elevados observados no ano passado. Esse é o menor nível para um mês de março desde 2022 (35,3%) e repete o percentual observado em dezembro daquele ano. Os dados são de pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e divulgado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS). Desinflação, juro menor e mercado de trabalho firme ajudam a entender essa retração, segundo especialistas. 

Além do recuo ante o mês anterior, o indicador também mostra queda na comparação com o mesmo período do ano passado. Em fevereiro, o percentual de famílias inadimplentes em Porto Alegre ficou em 37,7%. Já em março de 2023, a fatia era de 41,4% (veja no gráfico). O levantamento apura dados nas capitais do país. No Estado, o estudo é realizado apenas com famílias de Porto Alegre, mas é analisado como retrato de todo o Rio Grande do Sul.

A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, afirma que a sequência de quedas no grupo de inadimplentes é uma resposta a melhorias no cenário econômico no país. Desde o segundo semestre do ano passado, é registrado um ambiente com menos pressões no orçamento das famílias, que ajuda nesse processo, segundo a economista: 

— A gente vê um cenário mais favorável para o pagamento de dívidas. Tem o mercado de trabalho, salários reais crescendo, inflação sob controle, uma taxa de juro menor, um crédito expandido para as famílias. Tudo isso ajuda a botar as contas em dia. 

Patrícia também afirma que o percentual da parcela de renda comprometida com dívidas permanece estável. Na outra ponta, a pesquisa mostra que o percentual de famílias que se considera muito endividada voltou a aumentar. Essa soma de fatores pode indicar que as pessoas estão ficando mais críticas com relação à sua condição de endividamento. Isso reflete em um comportamento de consumo mais cauteloso, com impactos na queda de inadimplência, segundo a economista-chefe. 

O professor Maurício Weiss, do Programa de Mestrado Profissional de Economia (PPECO) da UFRGS, também cita uma conjunção de fatores para explicar a diminuição do número de inadimplentes. Além da redução da taxa de desemprego, entram nesse rol aumento em valores de benefícios sociais e no salário mínimo, que fortalecem a renda das famílias, segundo o especialista: 

— Teve um aumento da massa salarial e da renda média, que favoreceu a queda da inadimplência. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152556
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!