noticias458 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Mundo

Manifestações contra extrema direita reúnem 250 mil na Alemanha

Dezenas de milhares saem às ruas em cidades como Frankfurt e Hannover em defesa da democracia.

Publicada em 21/01/2024 às 21:43h

Correio do Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Manifestações contra extrema direita reúnem 250 mil na Alemanha  Compartilhar a noticia Manifestações contra extrema direita reúnem 250 mil na Alemanha  Compartilhar a noticia Manifestações contra extrema direita reúnem 250 mil na Alemanha

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em várias partes da Alemanha no sábado em protesto contra o extremismo de direita e em defesa da democracia. Segundo estimativas, atos em Frankfurt, Hannover, Nurembergue e outras cidades reuniram ao todo cerca de 250 mil manifestantes.

No encontro, discutiu-se a chamada "remigração", um termo frequentemente usado nos círculos de extrema direita como um eufemismo para a expulsão de imigrantes e minorias, incluindo alemães naturalizados.

 

O caso chocou muitos na Alemanha, num momento em que a AfD está em alta nas pesquisas eleitorais antes de três grandes eleições regionais no Leste do país, onde o apoio ao partido é mais forte.

A reação dos políticos alemães

O chanceler federal Olaf Scholz, que no fim de semana passado compareceu a um protesto ao lado da ministra do Exterior, Annalena Baerbock, disse que qualquer plano de deportar estrangeiros representa um "ataque contra a democracia e, por sua vez, contra todos nós".

Scholz  ainda apelou aos alemães "para que tomem uma posição, pela coesão, pela tolerância, pela nossa Alemanha democrática".

A ministra do Interior, Nancy Faeser, atentou para o fato de que a reunião secreta ocorreu num hotel em Potsdam, perto de onde o partido nazista, em 20 de janeiro de 1942 – exatamente 82 anos atrás, coordenou a chamada "Solução Final" e discutiu o assassinato sistemático de milhões de judeus na Europa.

 

– Isso involuntariamente traz de volta memórias da terrível Conferência de Wannsee – declarou a ministra ao grupo de mídia Funke neste sábado.

Faeser destacou que não tem intenção de comparar os dois eventos, mas disse ser importante deixar claro que "o que está escondido por trás de termos que parecem inofensivos como 'remigração' é a ideia de expulsar e deportar pessoas em massa devido à sua origem étnica ou suas opiniões políticas."

Na Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, o governador Hendrik Wüst, da CDU, fez um apelo por uma "aliança de centro" entre todos os partidos e níveis de governo.

– Precisamos que os democratas estejam unidos – afirmou ele, chamando a AfD de um "perigoso partido nazi" que não se baseia na Constituição alemã.

Já Friedrich Merz, líder da CDU, disse ser "muito encorajador que milhares de pessoas se manifestem pacificamente contra o extremismo de direita". Ele não comentou o fato de que membros de seu partido estiveram presentes na reunião de Potsdam.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152629
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!