noticias14 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova primeira resolução de cessar-fogo imediato em Gaza

Estados Unidos se abstiveram na votação

Publicada em 25/03/2024 às 15:07h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conselho de Segurança da ONU aprova primeira resolução de cessar-fogo imediato em Gaza  Compartilhar a noticia Conselho de Segurança da ONU aprova primeira resolução de cessar-fogo imediato em Gaza  Compartilhar a noticia Conselho de Segurança da ONU aprova primeira resolução de cessar-fogo imediato em Gaza

Link da Notícia:
Bresolin Agropecuária
Marina

Conselho de Segurança da ONU aprova primeira resolução de cessar-fogo imediato em Gaza
Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, dos quais 14 votaram a favor da resolução e um se absteve. ANGELA WEISS / AFP  (Foto: foto reprodução)

Após mais de cinco meses de guerra, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou nesta segunda-feira (25) resolução pedindo "cessar-fogo imediato" em Gaza. Os Estados Unidos se abstiveram.

A resolução, com 14 votos favoráveis, incluindo da China e da Rússia, e uma abstenção "exige um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadã" — que teve início há 15 dias e segue até 9 de abril — que leve a uma trégua duradoura e "exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns".

Quatro resoluções de cessar-fogo anteriores fracassaram, incluindo uma proposta pelos Estados Unidos na sexta-feira (22). Ao contrário do texto americano rejeitado, a resolução aprovada não estabelece vínculo entre essas exigências e os esforços diplomáticos do Catar, Estados Unidos e Egito, embora "reconheça" a existência destas negociações que visam trégua acompanhada de uma troca de reféns e prisioneiros palestinos.

O novo projeto de resolução pede também a "remoção de todos os obstáculos" à ajuda humanitária, necessária para que os 2,4 milhões de habitantes de Gaza não morram de fome.

Muito dividido há anos sobre a questão, o Conselho de Segurança adotou apenas duas resoluções desde 7 de outubro, das oito submetidas à votação, embora de caráter essencialmente humanitário.

O novo projeto de texto também condena "todos os atos de terrorismo", mas não menciona os ataques do Hamas de 7 de outubro, que mataram pelo menos 1.160 pessoas, a maioria delas civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados de autoridades israelenses.

O Conselho de Segurança é formado por 15 países: cinco com assento permanente (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e 10 rotativos (Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coréia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 152472
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!